Restaurantes
McDonald’s inaugura loja menos ‘fast’ e 19 opções de salada
Numa tentativa de ser mais moderna e progressiva, a rede mundial de fast-food inaugurou, há um mês, o primeiro McDonald’s com conceito ‘Next’ do mundo, em Hong Kong. Entre as novidades da loja do futuro, o cardápio é a que mais surpreende: um balcão de saladas com 19 ingredientes, que vão de camarões à quinoa e aos aspargos. Todos os alimentos são preparados à vista dos clientes e servidos em bandejas de madeira.
O novo conceito surgiu como alternativa à forte concorrência no mercado de fast-food e à mudança de hábito dos consumidores, que estão procurando mais o mercado de alimentos frescos e saudáveis. Mas os amantes do clássico BigMac não precisam se preocupar. Todos os hambúrgueres do cardápio tradicional continuam à venda na franquia futurística e acompanham batatas fritas servidas em uma sofisticada cestinha de metal.
Além do menu diferenciado, a versão moderna da rede oferece marcas de café premium e atendimento à mesa depois das 18h. O McCafé está integrado à loja e serve bebidas, saladas e sobremesas.
A franquia, localizada no Admiralty Centre, na região central da cidade, também conta com plataformas de carregamento de celular, Wi-Fi grátis e quiosques touch screen, onde o cliente pode montar seu lanche ou salada com os ingredientes que preferir. A personalização faz parte do conceito da rede Create Your Taste (Crie Seu Sabor), uma iniciativa global que já funciona nos Estados Unidos, na China, na Austrália e nos Emirados Árabes.
Arquitetura
Não foi só o cardápio que sofreu alterações. Com o logotipo em preto e branco e nenhum palhaço vermelho e amarelo à vista, o visual do novo McDonald’s Next chama atenção pela arquitetura moderna e minimalista. A rede disse adeus às cadeiras de plástico e ao visual infantil e investiu em um ambiente com cores neutras e luzes discretas que são reguladas conforme a iluminação natural ao longo do dia. Desenhada pela empresa australiana Landini Associates, toda a loja do futuro é feita de concreto, vidro, aço inoxidável e carvalho, com um ar mais aconchegante e cara de café. A Landini Associates planeja implantar lojas similares ao McDonald’s Next na Austrália, na China e em Singapura.