Restaurantes
Manu é eleito melhor restaurante do ano
O Manu, da chef Manu Buffara, foi eleito o melhor restaurante do ano pelo Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa/Cacau Show 2015. A casa desbancou a categoria na qual concorriam renomados restaurantes de São Paulo, Salvador e Belém e deu mais um reconhecimento à chef curitibana. O Manu foi eleito também melhor restaurante da região Sul. A premiação foi realizada na segunda-feira (15), em São Paulo.
“Estou muito feliz, a ficha está caindo só agora”, afirmou a chef nesta quarta-feira (17) ao Bom Gourmet. “O prêmio de melhor restaurante da região Sul até eu esperava, mas o de melhor restaurante do ano foi um reconhecimento totalmente inesperado. Foi muito bacana”, disse. Para justificar o prêmio, a revista ressaltou que o trabalho da chef resulta em “receitas que tocam a memória afetiva de quem experimenta a comida do Manu, um restaurante que poderia estar em qualquer lugar do mundo”. “Acho que o júri entendeu bem a proposta do restaurante. Meu trabalho é mostrar a minha comida todos os dias, acho que é por isso que ele que poderia estar em qualquer canto do mundo”, comemorou a chef.
Manu Buffara abandonou a carreira de jornalista em 2001 quando, durante uma temporada nos Estados Unidos, percebeu que seu lugar era na cozinha. De volta à terra natal, estudou hotelaria e gastronomia no Centro Europeu e no Italian Culinary Institute for Foreigners. Em seguida passou por premiados restaurantes, como o dinamarquês Noma, do chef René Redzepi, e o italiano Da Vittorio e Guido (3 estrelas Michelin) até ganhar experiência para abrir o Manu, em 2011. Manu foi eleita quatro anos consecutivamente como Chef 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet, da Gazeta do Povo, de 2011 a 2014.
Melhor barista
O Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa/Cacau Show 2015 deu o título também para outra curitibana. Graciele Rodrigues, do Black Coffee, foi eleita barista do ano, ficando a frente de profissionais de São Paulo e Rio de Janeiro. Ela já foi vencedora do Campeonato Brasileiro de Barista, em 2012, e representou o Brasil no Campeonato Mundial, em 2013, ficando em segundo lugar.
Curitiba é a única cidade do sul do Brasil representada nos vencedores. A premiação foi dividida em 30 categorias diferentes. Na primeira etapa, um júri especializado formado por chefs, jornalistas e especialistas elegeu nomes que se destacaram na gastronomia neste último ano. Depois, a votação foi aberta ao público pelo site da revista, que contou com 20.635 votos.