Thumbnail

Restaurantes

La Sabrosa: esqueça os talheres e lamba os dedos!

Nadia Schiavinatto
11/06/2015 01:00
Passando por São Paulo, para quem quiser experimentar a autêntica culinária mexicana, duas dicas: conhecer a Taquería La Sabrosa ou o Obá Restaurante, ambos comandados pelo mexicano restaurateur Hugo Delgado e sócios. Esqueça a comida “tex-mex” – que recebe a influência da cozinha norte-americana, com carnes moídas e queijos amarelos. Nas duas casas, a comida é “mex-mex” mesmo!
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
No La Sabrosa, o lugar é informal e ideal para uma rápida refeição a preços acessíveis. O cardápio é enxuto e as receitas são típicas de várias regiões do México. Os tacos (tortillas de massa de trigo ou milho na chapa recheadas) mais pedidos são: o de Alambre, que traz cubinhos de carne grelhados com bacon, cebola, pimentão, queijo e salsa verde; os de Carnitas, recheados com carne de porco, cebola, coentro, limão, guacamole e salsa verde; e o Adobado, preparado com porco, abacaxi caramelizado, coentro, limão e salsa taquera.
“Lá, os tacos devem ser comidos com as mãos mesmo, sem guardanapos e sem vergonha”, afirma Hugo, que nasceu em Hermosillo, capital do Estado de Sonora, a cerca de 270 km da fronteira com os Estados Unidos. “Uma pessoa sofisticada tem que saber comer com talheres e também com as mãos. Muitos se esforçam, por exemplo, para comer a comida japonesa com hashi, mas não se esforçam em aprender a comer a comida mexicana ou indiana com as mãos. No México, muito da nossa gastronomia vem da tradição indígena, então, são comidas desta maneira. Os tacos são como os pastéis para os brasileiros. E para comê-los da forma correta precisa pegá-los, sentir a textura, a temperatura, comer o recheio que cair e depois lamber os dedos”.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
“O México é um país com uma cultura milenar gastronômica muito rica e que vai muito além dos tacos. Quando montei, no ano passado, a taquería em São Paulo, eu queria que as pessoas conhecessem os verdadeiros tacos, que são uma instituição mexicana”, diz.
Hugo está no Brasil há quase 16 anos. Era diretor financeiro de uma multinacional e, depois de trabalhar na China, em 1999, foi transferido para o Brasil. No entanto, o prazer e interesse pela gastronomia sempre estiveram muito presentes em sua vida. “Desde criança, meus pais e avós cozinhavam muito bem e faziam questão de ter uma boa mesa e reunir a família no almoço e jantar. Meus pais viajavam muito e adoravam saborear e aprender as mais diversas culinárias. Já minhas avós preparavam a tradicional comida mexicana. Foi neste universo que cresci. Depois de terminar a universidade nos EUA, voltei para o México. Eu adorava receber os amigos e cozinhar. Isso virou um hobby. Quando fui trabalhar na China, tive a oportunidade de viajar para o Japão, Camboja e Tailândia e conheci novos sabores. Decidi, então, que queria trocar a carreira de executivo para me dedicar inteiramente à gastronomia”, lembra.
Quando Hugo chegou a São Paulo, planejou montar um restaurante. Em 2005, ele e mais três sócios abriram o Obá, um restaurante que mescla as culinárias tradicionais de quatro países – México, Brasil, Tailândia e Itália.
Serviço
Taquería La Sabrosa Cocina de México – (www.table4.com.br/lasabrosa) – Rua Augusta, 1.474 – Bela Vista – São Paulo (SP) – (11) 2925-6189. Obá Restaurante – (www.obarestaurante.com.br) – Rua Dr. Melo Alves, 205 – Jardins – São Paulo (SP) – (11) 3086-4774.

***

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail