Restaurantes
Jacquin lida com pimenta fora do padrão brasileiro em restaurante indiano
Erick Jacquin não gosta muito de pimenta. Quem acompanhou o primeiro episódio de MasterChef Brasil (exibido pela Band) na terça, 7, e está sendo reprisado pela Band pode ver o chef francês reclamar do tempero da cozinheira tailandesa. Na mesma semana, a emissora transmitiu um episódio do reality Pesadelo na Cozinha, em que o Jacquin encontra no apimentado o maior defeito dos pratos. O restaurante que recebe a consultoria do chef é o Samosa & Company, aberto em 2012 em São Paulo.

A falta de padrão ao temperar os pratos e a demora da cozinha foram pontos trabalhados por Jacquin no sétimo episódio do reality. Vijay e Deepali Baraska, os proprietários do Samosa & Company, estão há 18 anos no Brasil e queriam mostrar aos brasileiros a “verdadeira cozinha indiana”. Vijay cuida do salão enquanto Deepali chefia a cozinha, preparando os pratos do zero.

O cardápio extenso tinha três níveis de pimenta, mas mesmo o mais baixo era alto demais para o paladar brasileiro. O ponto das carnes e peixes (algumas muito cozidas e outras cruas) e do naan (pão assado no forno tandoor) também desagradaram alguns comensais. Com relutância e atrapalhando o funcionamento do serviço, Vijay não respeitava a ordem das comandas e beneficiava colegas indianos que chegavam para almoçar.
A proposta de Jacquin foi reformular o cardápio para torná-lo mais enxuto e próximo do paladar brasileiro, incluindo ingredientes regionais como pupunha. No primeiro dia de teste, a luz do bairro acabou, e a cozinha teve de funcionar no escuro – o que piorou a dinâmica entre panelas.

Para ajudar Vijay e Deepali a relaxarem, Jacquin levou-os a um templo Hare Krishna para que “absorvessem a paz” do lugar e “levassem ao restaurante”. Enquanto isso, uma equipe repintava o salão e organizava a cozinha para agilizar o serviço. Com um novo cardápio vigente, mais suave em temperos, mas com identidade indiana.

“Estou em um lugar privilegiado, mas tínhamos dificuldade de saber como atrair clientes por conta do desconhecimento do público em relação à culinária. O programa ajudou a abrasileirar o nosso cardápio e mostrou aos brasileiros que ela não é exótica, cara ou apimentada”, disse Vijay, que em um dos últimos blocos pediu desculpas à equipe da cozinha e à sua esposa Deepali pelo seu temperamento.
LEIA TAMBÉM: