Restaurantes
Depois de mobilização, chef desiste de cozinhar lagosta de 100 anos
Parece história de cinema. Uma lagosta gigante, encontrada na semana passada, causou comoção na pequena cidade de Sunrise, na Flórida nos Estados Unidos. Com quase sete quilos e estimadamente 110 anos, o crustáceo foi comprado pelo proprietário do restaurante Tin Fish para ir à panela. Mas o fim que estava próximo ganhou um outro desfecho. Ativistas da organização IRescue Wildlife começaram uma mobilização para salvar o animal, chegando a oferecer uma recompensa de U$ 300 para que não o comessem.
O ato comoveu o dono do restaurante Joe Melluso, que, junto com o chef Dennis Alvarez, desistiu de cozinhar o crustáceo. “Eles realmente abriram meus olhos e me deixaram um pouco emocional”, disse Melluso. “Então, nós doamos a lagosta para eles”. O bicho gigante ganhou até nome: Larry, em referência ao personagem do desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada.
O proprietário contou que comprou a lagosta de um fornecedor e que se espantou com o peso, três vezes maior do que o comum, segundo ele. “As lagostas jumbo que compramos normalmente têm entre um e 2,5 kg”, disse Melluso em entrevista ao jornal ABC News.
A cobiçada lagosta chegou a ser reservada para o jantar de um cliente do restaurante Tin Fish. Mas antes que Larry fosse para a panela, foi colocada em um pote especial com água salgada e transportada para o Aquário Estadual de Maine. Brooke Estren, a advogada que coordenou a transferência do crustáceo, afirmou à ABC News que espera que o animal viva uma vida melhor. O aquário que recebeu a lagosta ainda vai decidir ficará com ela ou a colocará de volta no oceano.
* É muito difícil saber ao certo a idade de uma lagosta. O cálculo é estimado no tamanho e peso do animal.