Thumbnail

Restaurantes

Depois de mobilização, chef desiste de cozinhar lagosta de 100 anos

Bom Gourmet
25/07/2016 21:25
Parece história de cinema. Uma lagosta gigante, encontrada na semana passada, causou comoção na pequena cidade de Sunrise, na Flórida nos Estados Unidos. Com quase sete quilos e estimadamente 110 anos, o crustáceo foi comprado pelo proprietário do restaurante Tin Fish para ir à panela. Mas o fim que estava próximo ganhou um outro desfecho. Ativistas da organização IRescue Wildlife começaram uma mobilização para salvar o animal, chegando a oferecer uma recompensa de U$ 300 para que não o comessem.
O ato comoveu o dono do restaurante Joe Melluso, que, junto com o chef Dennis Alvarez, desistiu de cozinhar o crustáceo. “Eles realmente abriram meus olhos e me deixaram um pouco emocional”, disse Melluso. “Então, nós doamos a lagosta para eles”. O bicho gigante ganhou até nome: Larry, em referência ao personagem do desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada.
O proprietário contou que comprou a lagosta de um fornecedor e que se espantou com o peso, três vezes maior do que o comum, segundo ele. “As lagostas jumbo que compramos normalmente têm entre um e 2,5 kg”, disse Melluso em entrevista ao jornal ABC News.
A cobiçada lagosta chegou a ser reservada para o jantar de um cliente do restaurante Tin Fish. Mas antes que Larry fosse para a panela, foi colocada em um pote especial com água salgada e transportada para o Aquário Estadual de Maine. Brooke Estren, a advogada que coordenou a transferência do crustáceo, afirmou à ABC News que espera que o animal viva uma vida melhor. O aquário que recebeu a lagosta ainda vai decidir ficará com ela ou a colocará de volta no oceano.
* É muito difícil saber ao certo a idade de uma lagosta. O cálculo é estimado no tamanho e peso do animal.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail