Restaurantes
Conheça o argentino eleito melhor restaurante da América Latina
Numa esquina do bairro Palermo, em Buenos Aires, está o Don Julio, grande campeão da 8ª edição da lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina, anunciada ontem, em cerimônia virtual, deixando para trás os restaurantes peruanos que figuravam na lista há sete anos. Localizado há 20 anos em um sobrado antigo, com ladrilhos hidráulicos e paredes repletas de garrafas de vinho, o restaurante conversa com o bairro que habita - o maior da capital argentina e que reúne história, cultura, tradição, áreas verdes e diversos restaurantes, bares e casas de shows.
Parilla Don Julio, como o nome diz, é especializado em carnes e churrasco argentino - a típica parilla. Numa cidade em que há inúmeros concorrentes no mesmo segmento, ser o melhor do país (o restaurante também foi eleito Best in Country Argentina) não é pouca coisa. Não à toa, o local, sob o comando do chef Pepe Soleto, é um grande sucesso na gastronomia portenha. Com lugares ao ar livre, um salão interno e um mezanino, é aconselhável reservar antes de visitar o local.
Com ticket médio entre R$ 80 e R$ 120 por pessoa, além dos cortes típicos argentinos - como o bife de chorizo, bife de lomo e o ojo de bife -, também merecem destaque os sorvetes, linguiças e outros embutidos, todos produzidos pelo próprio restaurante. Com a cozinha aberta, totalmente à vista dos clientes, é possível ver que também se destacam os acompanhamentos servidos no local, entre eles vegetais que variam conforme a estação. Os vinhos também têm atenção especial. No subsolo, o Don Julio tem uma das maiores adegas do país.
Há alguns anos, o restaurante figura entre os melhores da América Latina. No ano passado, ocupou o quarto lugar no ranking. Com uma história que honra as suas origens, neste ano a casa argentina conseguiu uma grande façanha: pela primeira vez na história do Latin America’s 50 Bests um restaurante argentino ocupa o posto de melhor da região - aliás, é inédito, também, que o primeiro lugar do ranking não seja de um restaurante peruano. Nas sete edições anteriores, o Peru levou o primeiro lugar e, nas três últimas, a lista foi encabeçada pelo Maido, nipo-peruano, comandado por Mitsuharu Tsumura, que ficou em segundo lugar em 2020.
O local incorpora a cultura e as raízes argentinas em cada detalhe. Em entrevista ao Latin America’s 50 Bests Restaurants, Pablo Rivero, somellier e proprietário do restaurante, afirmou que o Don Julio tem um estilo de cozinha focado no produto e no trabalho para mostrar um terroir por meio de seus sabores. “Este é um prêmio mais para uma cultura gastronômica do que para uma culinária. E esta é a nossa cultura na Argentina, a cultura do churrasco, das brasas, da criação, do vinho, dos amigos. Isso é o que Don Julio representa”, enfatizou.