Restaurantes
Chefs do Lagundri montam boy band que toca na cozinha
É verdade que as melhores ideias surgem espontaneamente. E foi assim mesmo, sem muita pretensão, que os chefs do premiado Lagundri, Marcelo Amaral e Tom McDougall, junto com o bartender Yuri Blanke, decidiram formar uma boy band (puramente, uma banda formada por meninos) para se apresentar aos clientes do restaurante diretamente da cozinha. Por denominação própria: é a primeira banda de cozinheiros do Brasil.

Para quem não conhece o Lagundri, apenas uma janela grande separa a cozinha do salão. Então, quem for jantar no restaurante no próximo dia 19 não precisará de muito esforço para assistir o show inaugural. O dia escolhido, uma quinta-feira, é quando apenas luz de velas ilumina as mesas.
A banda foi batizada oficialmente de Men at Wok, nome que mistura a banda de rock australiana Men at Work, que embalava as pistas na década de 1980, à panela mais usada na culinária asiática.
“Há algumas semanas estávamos tomando Bourbon no escritório e o Tom estava com o violão dele por acaso, porque tinha ido buscar o instrumento na manutenção. E daí começamos a cantar e tocar umas músicas. Ficou tão legal que pensamos: cara, vamos montar uma banda”, conta o empresário e chef Marcelo Amaral, um dos violonistas da boy band.
O chef neozelandês Tom toca o outro violão, enquanto o bartender Yuri empunha a guitarra. Um amigo e cliente, o advogado Guto Gevaerd, foi convidado para completar a formação. Guto é baixista conhecido da noite curitibana, tendo passado por bandas como Plêiade, Gente Boa da Melhor Qualidade, Bad Folks, Woyzeck e outras.

No line up do primeiro show não há nenhum sucesso New Wave. Como cada integrante é de uma geração (Marcelo tem 41 anos, Tom 30 e Yuri 24), o repertório terá influências musicais de todos. A primeira será “Hey Hey My My”, uma das músicas mais populares da carreira de Neil Young, seguida por “The Man Who Sold the World”, tocada na versão da banda grunge Nirvana. A terceira e última música da lista ainda será definida, mas deve ser algo entre surf music e folk.
“O restaurante tem que ser um lugar de cultura e arte. Fomentamos o Lagundri, muitas vezes, com ações que não tem a ver com gastronomia. Essa sempre foi uma das minhas grandes lutas aqui”, define Marcelo.
Eles ainda não decidiram se a banda vai se apresentar de forma fixa daqui para frente ou se a vida da Men at Wok será curta. Depende dos fãs.
Veja o ensaio da banda Men at Wok
LEIA MAS