Bom Gourmet

Restaurantes recebem certificação para servir Carne de Onça de Curitiba; festival que celebra o prato vai até dia 08 de outubro

Bom Gourmet
23/09/2025 17:07
Thumbnail
Bares e restaurantes de Curitiba já podem receber a certificação oficial para servir a Carne de Onça, de acordo com o registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Até o momento, quatro estabelecimentos já foram certificados: Silzeu's, Bar da Fábrica da Bastards, Bar do Alemão e Burguer Bar Juvevê.
A certificação garante que os estabelecimentos servem a legítima Carne de Onça de Curitiba, prato que recebeu o selo de Indicação Geográfica (IG) em maio deste ano. Para isso, é necessário seguir a receita tradicional: carne bovina crua (patinho ou alcatra), broa de centeio, cebola branca e cebolinha verde, temperados com azeite extravirgem, sal e pimenta-do-reino.
Para receber o certificado, as casas precisam entrar em contato com a Associação Amigos da Onça (Aaonça), organização responsável pela conquista do selo de IG. Os pedidos podem ser feitos através do WhatsApp (41) 9941-9372.
Além de seguir a receita original, os estabelecimentos precisam apresentar documentação em dia, incluindo alvarás e licenças sanitárias; comprovar a procedência dos insumos utilizados; e adotar boas práticas de manipulação de alimentos. Também é preciso integrar a Aaonça e pagar a taxa de confecção da placa e do certificado.
Sérgio Medeiros, presidente da Aaonça e criador do portal gastronômico Curitiba Honesta, também é o responsável pelo 9º Festival de Carne de Onça de Curitiba. O evento, que começou no dia 17 de setembro e se estende até 8 de outubro, reúne 33 estabelecimentos que comercializam o prato pelo preço fixo de R$ 27.
Para participar, não é necessário ter a certificação oficial, mas é preciso seguir a receita registrada no INPI. A lista completa de participantes pode ser encontrada no site do Curitiba Honesta.