Bom Gourmet
Recuperação econômica da pandemia deve demorar, afirma economista
Recuperação econômica tem sido mais lenta que o esperado, mas Dia das Mães pode ser um alento. Bigstock
Os indicadores econômicos permaneceram estáveis ao longo do mês de abril. A inflação, taxa de juros e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) continuam dentro das expectativas, o que sugere que a recuperação econômica da pandemia deve demorar mais que o esperado. Essa é a análise de João Ricardo Tonin, economista FoodCo.
A inflação segue controlada, com projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 3,73% e 2% para o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M). A inflação dos alimentos ficou ligeiramente acima das previsões, em 4,31%. O economista afirma que a baixa inflação é um sinal de atividade econômica fraca.
O PIB deve crescer 2,02%, representado uma melhoria em relação ao mês anterior. Esse aumento é impulsionado pelo crescimento da indústria, em 2,5%, e do setor de serviços, em 2,1%. O setor agropecuário deve reduzir em 1,1%.
A taxa de juros deve permanecer em 9,5%, embora o Banco Central tenha indicado uma desaceleração na redução dessas taxas dentro das próximas semanas. De forma similar, o Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos deve manter as taxas de juros elevadas, a fim de controlar a inflação.
“Tanto o Brasil quanto o mundo enfrentam desafios significativos. A pandemia deixou cicatrizes profundas na economia e recuperação está sendo mais lenta que o esperado. Com a chegada do Dia das Mães, é possível que haja um aumento no movimento de bares e restaurantes. Vamos aguardar para ver como essa data deve influenciar a economia nos próximos dias”, conclui Tonin.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.