Bom Gourmet
9 receitas rápidas de verão
Uma simples madeleine evocou o passado para o escritor francês Marcel Proust na obra Em busca do tempo perdido. É a prova de que a comida traz sensações, sejam elas emocionais ou físicas. O frescor que certos alimentos despertam em nosso paladar é outro exemplo. O que dizer sobre um pedaço gelado de melancia em um dia escaldante de verão? Ou a leve picância trazida pela rúcula? Nada mais justo, então, do que aproveitar a riqueza de frutas, leguminosas e ervas encontradas no Brasil para enfrentar o verão – que, por aqui, demorou para dar as caras – de forma prática e saborosa. Por isso, o Bom Gourmet pediu a chefs que trouxessem receitas fáceis de fazer e com ingredientes refrescantes. Nessa edição até mesmo a redação contribuiu, apresentando uma receita inspirada em um sucesso das redes sociais, o smoothie de maçã com pepino.
Patricia Skvira, chef e sommelière do Centro Europeu e integrante da equipe da Celso Freire Gastronomia, explica que a leveza que vem de algumas preparações é a junção de várias características. A primeira delas é o próprio ingrediente que carrega consigo o frescor. Alguns deles, segundo os chefs consultados na reportagem, são hortelã, pepino, frutas cítricas (como limão e maracujá), frutas com bastante água (caso do melão e melancia), capim limão, cardamomo, tomilho-limão e manjericão. “Em geral, folhas verdes entram nesse rol, como a rúcula e o almeirão que têm uma certa picância”, explica. “A alface é mais suave, mas também é bem leve”, completa.
Alguns legumes que a princípio não têm essa característica refrescante podem se transformar dependendo da forma com que são preparados. A abobrinha é um caso, diz Patrícia, que também é chef consultora do grupo Babilônia e Mediterrâneo. Ela diz que a deixa cortada bem fininha, marinando, e depois a serve como salada. O chef Marcos Fábio, do La Mia Cucina, costuma servi-la como um carpaccio. O espinafre normalmente é preparado refogado. Mas, o espinafre baby pode ser consumido in natura e o sabor muda completamente agregando frescor.
Até mesmo o gengibre e a pimenta podem ser frescos. Usados com parcimônia, os dois são semelhantes a uma brisa de verão. Ao aumentar a dose ficam iguais a um dia abafado de calor. “Eu uso a pimenta dedo-de-moça, mas sem as sementes e muito pouco”, explica o chef Marcos Fábio.
O jeito de cozinhar
O método de cozimento também influencia no frescor. As técnicas ideiais são a vapor, grelhado, na brasa e in natura. Até carnes podem entrar no cardápio do verão. Basta grelhá-las. Um exemplo é a receita do chef Fábio Menezes, do Brasiléa Café e Restaurante. “Além de grelhar, uso uma carne magra, o mignon”, diz. Molhos mais pesados, como o branco ou com queijo não combinam com altas temperaturas. “Eu os troco pelo leite de coco, bem mais leve”, revela Marcos Fábio.
Smoothie
Nada como uma bebida bem gelada para refrescar. Anote a dica da Redação do Bom Gourmet. Liquidifique uma maçã, um kiwi, uma folha de couve, ½ pepino, suco de um limão, um punhado de rúcula e outro de hortelã. Acrescente água e gelo a gosto. O rendimento é para duas pessoas. Fica uma delícia!
***
Salada de manga verde e atum grelhado
Confira a receita completa aqui.
***
Gazpacho
Confira a receita completa aqui.
***
Ceviche de tilápia com agridoce de maracujá
Confira a receita completa aqui.
***
Thai Beef Salad (salada tailandesa com mignon)
Confira a receita completa aqui.
***
Arroz jasmin com camarões grelhados
Confira a receita completa aqui.
***
Couscous marroquino com legumes, hortelã e açafrão
Confira a receita completa aqui.
***
Salada de frutas com iogurte e cardamomo
Confira a receita completa aqui.
***
Marinado de Melão e Melancia
Confira a receita aqui.
***
Louças e guardanapos das fotos | Yellowart. Rua Rocha Pombo, 81 – (41) 3253-3498. Regali Per La Casa. Rua Alberto Bollinger 420, lj 29 – (41) 3089-4059. Freezer Point. Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.816 – (41) 3223-1109. Spicy Shopping Crystal. (41) 3233-2248. Camicado Shopping Mueller. (41) 3074-8360. Ekozinha. (41) 3398-3108