Receitas e Pratos
Para receber os amigos: confira 5 receitas para um happy hour com um toque ibérico
Procurando receitas para receber os amigos em casa e surpreender? Nossa sugestão: faça tapas. Os típicos petiscos espanhóis são opções descontraídas para acompanhar um vinho, uma cerveja gelada ou mesmo um drink sem álcool.
Na Espanha, elas são mais do que aperitivos, mas uma verdadeira tradição que integra a identidade cultural do país. Em bares e restaurantes espanhóis, as tapas são geralmente servidas com uma bebida como sangria, vinho ou cerveja.
O melhor é que não é preciso cruzar o Atlântico para poder “tapear” — verbo espanhol criado especialmente para o ato de comer tapas. Em Curitiba, há boas opções de bares e restaurantes inspirados na culinária espanhola que oferecem esse tipo de comida, como o Negrita Bar e o Barceloneta.
Os chefs desses estabelecimentos compartilharam algumas dessas receitas para receber os amigos. Esses petiscos certamente vão surpreender seus convidados e deixar todos com vontade de mais encontros assim.
Setas al ajillo

- 3 bandejas de cogumelos (1 de paris, 1 de shitake e 1 de shimeji, totalizando cerca de 650 g de cogumelos)
- 60 a 80 ml de azeite de oliva extra virgem
- 3 dentes grandes de alho moído
- 1 colher de chá de gengibre ralado (opcional)
- 300ml de vinho branco seco (sugestão: Jerez Fino, como Tio Pepe)
- Salsinha e cebolete frescos
- Sal e pimenta do reino branca a gosto
- Limpe os cogumelos com papel-toalha e corte-os em tamanhos proporcionais, para que cozinhem por igual. Não é aconselhável cortar em pedaços muito pequenos, pois quanto menor o tamanho, mais líquido eles perdem, diminuindo o aproveitamento.
- Aqueça 60 ml de azeite em uma frigideira grande (não é necessário esquentar muito). Acrescente o alho, e assim que começar a fritar, adicione o gengibre, com cuidado para não queimar e amargar.
- Assim que o alho e o gengibre estiverem macios acrescente os cogumelos: primeiro o paris e o shitake, depois o shimeji.
- Se necessário, acrescente um pouco mais de azeite (cerca de 20 ml) e salteie tudo até dourar. Coloque o vinho aos poucos, o sal e a pimenta a gosto, e mexa por mais dois minutos. Salpique as ervas frescas ao servir.
- Recomenda-se aquecer o pão e cortá-lo em cubos. É ótimo para comer com o caldinho!
Tortilla

- 800 g de batata monalisa descascada
- 100 g de pimentão
- 100 g de cebola
- 1 colher de sobremesa de sal
- 2 folhas de louro
- 200 ml de azeite de oliva extra virgem
- Pimenta do reino a gosto
- 8 ovos
- Corte as batatas, o pimentão e a cebola em fatias de 0,5 cm. Misture homogeneamente todos os ingredientes (exceto os ovos) em uma forma grande. Cubra com papel alumínio e leve ao forno a 160 °C por aproximadamente 30 minutos.
- Quando a batata estiver assada, espere a mistura esfriar antes de continuar com o preparo da tortilla (para evitar que os ovos cozinhem antes do tempo, no passo seguinte).
- Em uma tigela grande, bata 8 ovos, acrescente sal e pimenta a gosto e aos poucos vá adicionando as batatas. Se necessário, quebre as batatas em pedaços menores para que se acomodem na frigideira ou forma que será usada para a finalização. Para esta quantia de batatas, é necessário uma frigideira ou forma de 26 cm de diâmetro e cerca de 5 cm de altura.
- Unte a frigideira com azeite e aqueça um pouco antes de colocar a mistura de batatas e ovos, que deve ser deixada em fogo médio, sem mexer, por cerca de 8 minutos (até formar uma crosta).
- Para finalizar, leve a tortilla ao forno preaquecido a 180 °C até dourar. O ponto ideal é aquele em que ainda tenha ovo escorrendo no meio. Espere esfriar um pouco, mas desenforme ainda quente. Corte em fatias ou em cubos.
- As tortillas podem ser recheadas ou ter ingredientes acrescidos à mistura: os mais tradicionais são o queijo e o jamón. No Negrita, elas também são feitas com espinafre.
- Caso você não queira o trabalho de finalizar a tortilla, você pode optar por servir a mistura com as batatas como “papas a lo pobre”, um preparo simples, delicioso e tradicionalíssimo. Separe as batatas assadas em porções menores e cubra com ovo frito e páprica doce. Uma delícia para comer com pão e com as setas al ajillo.
Queijo camembert envolto em jamón ibérico e massa folhada, geléia de figo e pistache

- 1 peça de queijo camembert (200 g)
- 100 g de jamón ibérico
- 200 g de massa folhada
- 2 pães ciabatta fatiados
- 100 g de manteiga em pomada
- 1 cabeça de alho
- 5 ramos de salsinha
- 100 g de pistache
- 1 gema
- 1 bandeja de figos
- 150 g de açúcar
- Broto de rúcula para decorar
- Sal
- Pimenta do reino
- Queijo camembert
- Geleia
- Tostadas
- Montagem
Bocadillo de tofu

- 100 g de tofu
- 50 g de missô
- 50 g de farinha de trigo
- 50 g de farinha panko
- 1 pote de geleia de pimenta
- 10 folhas de rúcula
- 10 tomates-cereja
- 1 pão ciabatta
- 50 ml de azeite de oliva
- 1 laranja
- óleo de soja suficiente para fritar em imersão
- 80 g de água
- Faça suco com a laranja e coe. Adicione a pasta de missô e dissolva completamente. Reserve dentro de um bowl.
- Corte o tofu em tiras grossas, com cuidado ao manusear, pois é um produto muito frágil. Em seguida, coloque os pedaços de tofu na mistura de missô e suco de laranja e deixe marinando por 5 minutos.
- Enquanto isso, prepare a massa para empanar, misturando a água e a farinha de trigo até obter uma massa aveludada o suficiente para aderir ao tofu.
- Passe o tofu na massa de trigo e água e empane na farinha panko, sempre executando movimentos suaves.
- Aqueça o óleo a 180 °C e frite no óleo de soja o tofu até ele ficar bem dourado. Remova e seque em um papel toalha absorvente para retirar ao máximo a gordura.
- Preaqueça o forno a 220 °C. Corte o pão, passe azeite de oliva e leve as fatias ao forno, até dourar.
- Lave os tomates-cereja e corte-os ao meio. Lave e seque bem as folhas de rúcula.
- Montagem
Brocheta de camarões com coulis de tangerina

- 4 camarões-rosa (com o rabo)
- 20 g de gengibre ralado
- 1 dente de alho ralado
- Raspas de tangerina
- 1 tangerina
- 50 g de açúcar
- 50 g de manteiga derretida
- 100 g de massa filo
- Sal
- Pimenta do reino
- 4 palitos de bambu para espetar os camarões
- óleo de soja suficiente para fritar (opcional)
- Coulis de tangerina
- Camarões
- Montagem