Thumbnail

O salmão com crosta de castanhas é um prato que apresenta requinte, mas com preparo prático.

Receitas e Pratos

Aprenda a fazer um salmão com crosta de castanhas crocante

Heloisa Nichele, especial para o Bom Gourmet
02/02/2022 14:24
Pense em uma receita que chama atenção na mesa, mas nada tem de complicada. O peixe com crosta de castanhas é uma opção prática, mas que confere um toque especial pela apresentação. Além disso, é uma forma diferente, saborosa e nutritiva para consumir a proteína.
Nesse passo a passo, o chef Daniel Massara, do restaurante Tomilho Cozinha Cotidiana, utilizou a posta de salmão.
Contudo, o preparo pode ser feito com outras espécies, tanto de água salgada ou doce, como tilápia, robalo e côngrio, a depender da preferência. O importante é que sejam peixes com postas altas, para que a crosta não se sobressaia na receita.
“Como vamos adicionar uma camada de crocância, se a posta for muito baixa fica muita crosta para pouco peixe. Fica desequilibrado”, explica o chef.
Seguindo essa dica, a crosta também pode ser utilizada para outras proteínas, como filé de cordeiro ou mignon bovino. É importante ainda que o peixe seja fresco, para não perder em textura, uma vez que a proteína é o principal da receita.

O toque especial da crocância

Assim, a crosta preenche apenas a parte superior da posta e entra na receita para conferir crocância ao preparo. Além disso, para a aderência da crosta, é necessário misturar os ingredientes secos a alguma gordura, como manteiga ou óleo, mas apenas o suficiente para a liga, isso evita que o peixe fique gorduroso.
É possível variar a crosta com outros ingredientes crocantes além das castanhas de caju e do pará, que são utilizadas nessa receita, como sementes de abóbora, girassol, linhaça e chia.
“Para fazer uma tilápia, uma receita mais barata para o dia a dia, você pode colocar uma farinha de flocos de milho. A ideia é trazer ingredientes que são crocantes, então você pode misturar outras sementes”, explica Massara.
Por fim, o ramo de tomilho não poderia faltar no restaurante que tem por nome uma homenagem ao tempero. Junto ao salmão, ele confere aroma à receita, e vai bem com peixes e grelhados.
Mas a erva também pode ser substituída por outra, a depender do preparo.
“Em dias mais quentes, dá para usar o gengibre ralado. Se você for utilizar uma proteína vermelha, como um cordeiro, o alecrim vai bem. A ideia é combinar os sabores de acordo com a característica da proteína”, destaca Massara.

Tome nota!

Confira o passo a passo da receita:
  • 6 tranches (postas) de salmão (150 a 200 g cada)
  • 150 g de castanha-do-pará
  • 100 g de castanha de caju
  • 50 g de farinha panko
  • 40 g de manteiga gelada
  • 1 ramo de tomilho
  • 2 limões
  • Azeite de oliva
  • Noz-moscada, pimenta-do-reino branca, limão, salsinha e sal a gosto

Passo a passo

1- Em uma travessa, coloque as tranches de salmão e pincele um fio de azeite de oliva. Tempere com sal a gosto, pimenta-do-reino branca moída na hora, raspe noz-moscada e limão. Deixe descansar por 15 a 30 minutos.
2- Para fazer a crosta, triture grosseiramente as castanhas no processador e misture. Adicione uma pitada de sal, as folhas de tomilho e a farinha panko, até ficar homogêneo.
3- Adicione a manteiga. Misture com a ponta dos dedos até formar uma pasta homogênea e com liga.
4- Pegue a mistura de castanhas e disponha por cima das tranches, pressionando levemente para que haja aderência da crosta ao peixe. Não aperte muito, apenas o necessário para juntar bem os ingredientes.
5- Leve ao forno pré-aquecido em 180°C por 15 a 20 minutos, até a crosta ficar levemente dourada.
6- Finalize com raspas de limão e salsinha a gosto.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail