Thumbnail

Originário de Israel, o Shakshuka é feito com poucos ingredientes e é super fácil de fazer.

Receitas e Pratos

Você conhece o shakshuka? Confira o passo a passo deste prato israelense

Roberta Braga, especial para o Bom Gourmet
15/09/2020 11:00
O prato tem feito muito sucesso nas redes sociais na quarentena. E não é por acaso: é fácil de preparar, faz brilhar os olhos de tão bonito que fica e ainda esbanja sabor. Estamos falando do shakshuka, um prato originário de Israel, bastante comum na culinária de dia a dia por lá.
Além de tudo é um curinga, serve como um café da manhã ou brunch reforçado, um almoço rápido ou um jantar saboroso. O chef André Rassi, da André Rassi Gastronomia (que fica dentro da Vila Ces't Si Bon), já trabalhou em cozinhas de Israel e trouxe de lá a receita original.
Ele conta a história do prato: “O shakshuka como conhecemos e fazemos hoje provavelmente veio do Iêmen, Líbia e Tunísia. Os judeus desses países levaram o prato para Israel por volta de 1950.”
Por ser um prato barato, rapidamente se popularizou. “No início da imigração do Norte da África para Israel, os imigrantes tinham orçamento apertado, então o shakshuka, um prato rico em nutrientes, com custo acessível e ingredientes simples como vegetais, ovos e pão, logo virou um sucesso!
Ele conta também a origem do nome. “A palavra shakshuka vem do árabe, e significa uma mistura aleatória de vegetais e ovos, ou ‘tudo misturado ́”, diz André. E é essa mesmo a essência do shakshuka: juntar pimentão, molho de tomates e ovos em uma frigideira e pronto: um belo prato está servido.
"O shakshuka costuma ser feito com tomate picado e cozido junto com pimentões até obter um molho espesso, aí ele recebe ovos que vão cozinhar ali mesmo. Mas ele pode ter ainda cebolas fritas, alho, páprica e uma pitada de pimenta ou cominho para trazer mais sabor.”
O chef ressalta que o ponto da gema é muito importante: ela deve estar mole para trazer mais cremosidade ao prato. Até na hora de servir o shakshuka é descomplicado. “O prato é geralmente servido diretamente na frigideira quente em que foi feito”, conta André.
Por todas essas razões, o prato é hoje reproduzido em casas de todo o mundo, trazendo temperos locais para incrementar o preparo. “Suas variações incluem diferentes níveis de picância, ervas e especiarias que podem ser acrescidas, além de outros vegetais, queijos e até salsichas.”
André Rassi ensina o passo a passo para preparar shakshuka em casa:
  • 6 ovos
  • 6 tomates grandes e maduros, picados em pedaços pequenos
  • 1 cebola grande picada
  • 1 pimentão vermelho grande picado
  • 2 dentes de alho amassados
  • Sal, cominho, pimenta-do-reino e páprica defumada a gosto
  • Salsinha ou coentro a gosto para guarnecer no final
Passo a passo:
1. Em uma frigideira, frite a cebola em azeite de oliva. Adicione o pimentão e continue fritando por mais 5 minutos. Depois, acrescente o alho.
Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
2. Adicione os tomates e mexa bem até borbulhar. Adicione os temperos e a salsa. Cozinhe por mais 15/20 minutos, até ficar homogêneo.
Foto: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo
Foto: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo
3. Abra nichos no molho para colocar os ovos.
Foto: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo
Foto: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo
4. Coloque um ovo dentro de cada espaço.
Foto: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo
Foto: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo
5. Acerte o ponto dos ovos (gema mole),acrescente salsinha ou coentro a gosto.
Foto: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo
Foto: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo
6. Sirva na própria frigideira ainda quente,com pão de sua preferência.
Foto: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo
Foto: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo
Dica: cuidado ao colocar os ovos na frigideira. Antes de adicionar, sirva cada um deles numa pequena tigela para ter certeza de que não estão estragados.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail