Receitas e Pratos
Parece cristal, mas é pirulito: doce faz sucesso e chama a atenção pela beleza
Você já ouviu falar em pirulito de cristal? O doce se destaca pela estética: é fino e transparente como um cristal - daí o nome - e recebe decorações internas que vão de glitter comestível a papel de arroz impresso com estampa personalizada.
A receita não é nova, mas foi a partir da visão de uma confeiteira curitibana que o pirulito de cristal foi parar no livro produzido em comemoração aos 110 anos da marca de açúcar União. Há quase três anos, Heloísa Ehlke se destaca com a produção dos pirulitos.
A confeiteira se encantou pela técnica quando procurava inspirações na internet. O grande problema, no entanto, era a produção. “Eu cheguei a participar de um curso para aprender a fazer, mas era muito artesanal, trabalhoso e praticamente não era rentável. Demorava muito tempo para produzir apenas quatro unidades”, explica. Após muitos testes e adaptações da receita, a confeiteira encontrou uma maneira de ampliar a produção e fazer os pirulitos em larga escala.

Açúcar, glucose de milho e água. Apenas esses três ingredientes são usados na confecção do doce. O segredo está na técnica. “Como são feitos, basicamente, com muito açúcar, os pirulitos são sensíveis e não podem ficar expostos ao calor direto. Durante a produção, também é preciso controlar bem a temperatura”, ensina.
A decoração fica por conta da imaginação de quem produz. “É o que deixa o doce bonito. Como ele é transparente, é possível decorar de diversas maneiras, inclusive personalizando com frases, nomes e personagens infantis”, explica Heloísa.
No início, eram brigadeiros
A confeiteira tem 22 anos e entrou neste universo em 2018, vendendo brigadeiro na rua, após trancar a faculdade de Jornalismo e decidir que queria trabalhar com confeitaria. “Incentivada por conhecidos que provaram meus doces, comecei a vender brigadeiros e, também, a pesquisar mais sobre esse universo e novas receitas”, conta Heloísa, que está concluindo o curso de Gastronomia na Universidade Positivo.
De lá para cá, já foram produzidos mais de seis mil pirulitos e Heloísa se tornou reconhecida pela técnica, ministrando cursos particulares e, também, em lojas especializadas em artigos para confeitaria. Ano passado, a confeiteira abriu a Loli Doces, no bairro Xaxim, e também foi convidada a integrar o livro “Receitas para 110 anos doces”, da União. “Foi uma grande alegria ser reconhecida pelo meu trabalho”, comemora.
- 170 g de açúcar granulado
- 170 g de glucose de milho
- 60 ml de água
- Óleo para untar
- Confeitos de açúcar para decorar
- Unte as forminhas de acetato para pirulito, decore com confeitos de açúcar e reserve.
- Em uma panela, coloque o açúcar granulado, a glucose e a água.
- Leve ao fogo médio, sem mexer, acompanhando a temperatura até atingir 122°C.
- Retire do fogo e imediatamente faça o choque térmico da panela com água em temperatura ambiente.
- Preencha as formas reservadas e espere esfriar totalmente.
- Desenforme e sirva a seguir.
Serviço:
Onde: Rua Antônio Rebelatto, 288, loja 3 - Xaxim
Quando: de terça a domingo, das 13h às 19h
Mais informações: @lolidoces
Onde: Rua Antônio Rebelatto, 288, loja 3 - Xaxim
Quando: de terça a domingo, das 13h às 19h
Mais informações: @lolidoces