Receitas e Pratos
Ossobuco de vitela in gremolata
- 4 unidades de ossobuco de boi ou de vitela ou novilho, com 3 cm de altura (800 g)
- * o quanto baste de farinha de trigo
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 1 unidade de cebola pequena picada fina
- * a gosto de sal
- * a gosto de pimenta-do-reino
- 1/2 xícara de chá de vinho branco seco
- * o quanto baste de caldo de carne ou água fervente
- 3 colheres de sopa de molho de tomate diluídas na calda ou água
- 1/2 unidade de limão para preparar o in gremolata
- 1/2 dente de alho para preparar o in gremolata
- 1 punhado de salsa para preparar o in gremolata
- Primeiro faça os ossobucos. Dê uns piquezinhos (pequenos cortes para romper a fibra da carne) na pele de cada ossobuco para que não se deformem durante o cozimento. Amarre-os com um barbante branco, para que não se desmanchem e passe-os na farinha.
- Derreta a manteiga em uma panela que possa conter os ossobucos em uma só camada. Doure-os ligeiramente em fogo moderado, virando-os uma vez, com a ajuda de uma espátula. Transfira os ossobucos para um prato e, na gordura da panela, murche ligeiramente a cebola, sem deixar que doure.
- Leve os ossobucos de volta à panela e acrescente o molho de tomate. Tempere com sal e pimenta e molhe-os com vinho branco. Deixe evaporar, virando a carne uma vez. Despeje na panela o caldo ou água suficiente para cobrir a carne.
- Tampe e continue o cozimento por mais 40 minutos. Mantenha a chama o mais baixo possível e mexa delicadamente para a carne não grudar.
- Enquanto isso, retire uma tira da casca do limão, apenas da parte verde (sem nada da parte branca, que daria sabor amargo), e pique-a juntamente com a salsa e o alho. Salpique sobre a carne e continue o cozimento por mais 5 a 10 minutos. Reserve.
- Arrume os ossobucos em uma travessa e sirva com mignoli de batatas ou polenta.