Receitas e Pratos
Confira dicas de especialistas para você arrasar no preparo dos drinks
Fazer drinks em casa é tão divertido quanto desafiador — e quanto mais você pesquisa e aprende sobre cada bebida e ingrediente, melhor consegue navegar pela infinidade de combinações que a brincadeira permite. Para seu verão ficar mais saboroso (e o seu barzinho caseiro mais assertivo), trouxemos algumas dicas simples que podem fazer toda a diferença no seu drink.
Por onde começar?
Quem responde é o mixologista Zé Augusto Swaiger, que atualmente é o responsável pelos drinks do Obst. Lugar. “O primeiro passo sempre é a semelhança”, crava. Para quem ainda não está familiarizado com a criação de coquetéis, uma sugestão é pensar em um drink no qual você possa usar um mesmo ingrediente de maneiras diferentes. Assim, você estará mais próximo de garantir a harmonia da bebida. “Por exemplo, se você for usar um suco de limão-siciliano em um coquetel, use a casca dele para decoração também”. Para combinar as bebidas alcoólicas entre si, Swaiger sugere seguir os clássicos, como misturar gim com cítricos e uísques com licores mais doces. “Essas combinações são atemporais”, afirma.

As bebidas-base dos drinks em casa
Existem muitas bebidas que podem ser a base do seu drink. Mas para quem quer começar aquele barzinho em casa, os especialistas dão algumas sugestões: gim e vermute valem a pena. Mas não precisa se apegar muito: vale mais escolher uma bebida qualquer, mas que seja de sua preferência. E não importa a estação: para o verão, até mesmo o vinho tinto e o uísque podem entrar em cena, basta adaptá-los com um toque refrescante.
O toque refrescante
Frutas cítricas e ervas frescas, como hortelã, manjericão e alecrim, são aliadas dos drinks refrescantes. Mas usar uma bebida borbulhante, como água tônica, espumantes e água com gás, pode ser a chave para você tornar a refrescância um dos principais traços da sua bebida. “O legal é você entender como pode transformar o seu coquetel e deixá-lo interessante para a estação. Você não vai pelo destilado em si”, explica Renata Worst, que já comandou o bar do Negrita e agora está no Chez Margot.

Esses elementos também são interessantes para pensar nos mocktails, os drinks sem álcool. A água tônica e com gás podem entrar junto a chás concentrados, reduções e ervas, que ajudam a espantar a sensação de se estar bebendo um suco. De toda forma, quem ainda não se sentir confiante pode copiar versões clássicas e apenas tirar a bebida alcóolica, aumentando a dose de água tônica ou água com gás. “É mais fácil partir do clássico e fazer versões mocktail. Você pode começar com coisas que já existem e, depois, ir se arriscando”, comenta.
Capriche no gelo

Há quem pense que os bares e restaurantes enchem os copos de gelo para economizar na bebida. A verdade é que, quanto mais gelo no copo, menor a superfície de contato de cada pedra com a bebida e, consequentemente, mais tempo o gelo permanece sólido. Isso significa que muito gelo colabora para a sua bebida ficar menos aguada. Por isso, prefira as forminhas de gelo maiores para preparar seus drinks em casa.
Você pode aproveitar o gelo também para agregar sabor ou beleza ao seu coquetel. No primeiro caso, é possível fazer gelos à base de café, chá concentrado ou suco de frutas. “Isso tudo vai somar no seu coquetel, então é preciso entender que vai alterar o sabor”, aponta Worst. Já para brincar apenas com a estética, pense em acrescentar insumos secos, como flores e ervas.
E agora, vamos nos aventurar nos drinks en casa? Renata ensina duas receitas para você replicar, mas também se inspirar para criar os seus próprios coquetéis. O primeiro, Albahaca, é super refrescante e batido na coqueteleira com manjericão basílico, ingrediente que dá nome ao drink — albahaca, em espanhol. Já o segundo, Sangre, é interessante por não levar nenhum agente de dulçor além do próprio licor. O nome deriva do resultado final, que leva purê de frutas vermelhas e infusão de hibisco.
Albahaca
Por Renata Worst
INGREDIENTES
- 1 folha de manjericão basílico
- 40 ml de gin
- 20 ml de triple sec
- 15 ml de xarope de mel (100 ml de água quente + 100 ml de mel)
- 15 ml de sumo de limão tahiti
- 35 ml de concentrado de matchá (100 ml de água + 12 gramas de matcha em pó)
PREPARO
Primeiro, deixe pronto o xarope de mel e o concentrado de matchá. Para o xarope, misture 100 ml de água quente com 100 ml de mel e bata bem. Coloque 15 ml deste xarope na coqueteleira.
Já para o concentrado de matcha, com a ajuda de um fouet misture 100 ml de água com 12 gramas de matcha em pó. Coloque 35 ml na coqueteleira. Coloque o restante dos ingredientes (fin, triple sec, sumo de limão e manjericão) e enxa a coqueteleira de gelo. Bata vigorosamente para que o manjericão seja macerado pelo próprio gelo.
Na hora de servir, encha um copo com muito gelo e sirva, coando apenas com o sprainer (coagem simples). Como guarnição, coloque um ramo de manjericão basílico.
Sangre
Por Renata Worst

INGREDIENTES
- 40 ml de gin
- 25 ml de licor saint germain
- 15 ml de sumo de limão tahiti
- 10 ml de suco de abacaxi
- 60 ml de água tônica
- Uma rodela de laranja seca
- Para o shot
- 100 ml de purê de amoras e framboesas
- 100 ml de chá concentrado de hibisco
PREPARO
Primeiramente, prepare o shot. Para o purê de frutas vermelhas, bata amoras e framboesas na textura de um smoothie. Caso queira, adicione sumo de limão siciliano e açúcar a gosto (opcionais). Depois, faça um chá concentrado de hibisco. Misture 100 ml do purê com 100 ml do concentrado e coloque em um copo de shot.
Para o drink, coloque o gin, o licor, o sumo de limão e o suco de abacaxi diretamente no copo e mexa. Complete com gelo, água tônica e uma rodela de laranja seca como guarnição. Quando servir, misture o shot com o drink.