Receitas e Pratos
Dia de Reis: conheça o tradicional bolo português para comer no dia 6 de janeiro
O Bolo-rei, bolo de reis ou bolo de Natal é um bolo em forma de coroa com muitas frutas cristalizadas e secas, que, dizem, simbolizam os presentes oferecidos pelos Reis Magos ao Menino Jesus. A cor representa o ouro, as frutas, a mirra, e o aroma do bolo, o incenso.
De acordo com o chef luso-brasileiro Júnior Ventura, da Portus Padaria Artesanal, de Blumenau, a receita, ensina aqui, é muito tradicional em Portugal, onde se come tipicamente na chamada Quadra Natalícia, que é o equivalente ao Dia de Reis, 6 de janeiro, aqui no Brasil.
Diz a tradição que dentro da massa deve ser colocada uma fava d feijão, um pequeno brinde ou uma moeda - algo semelhante ao que, no Brasil, é feito no bolo de Santo Antônio. Quem encontrar a fava tem que trazer o Bolo Rei no ano seguinte, mas terá muita sorte também. Porém, segundo o chef, é uma tradição que não se segue mais pelo perigo da pessoa que encontrar se machucar ou engolir os objetos.
História do Bolo de Reis
Segundo Teresa Santos, do site português NCultura, a origem do bolo-rei é romana e teria sido associada pela Igreja Católica às datas entre 25 de dezembro e de 6 de janeiro. Outra vertente, que remete ao bolo consumido hoje em Portugal, garante que o prato tem origem corte de Luís XIV, na França, e aos seus festejos de Ano Novo e do Dia de Reis, com o nome Gâteau des Rois.
Ainda segundo o NCultura, a receita portuguesa teria sido importada do sul de Loire. O primeiro estabelecimento português a vender esta iguaria foi a Confeitaria Nacional, em Lisboa, no final do século 19. A inspiração teria vindo de uma receita trazida de Paris por Baltazar Castanheiro Júnior. A partir desse momento, a receita e a moda deste bolo foram-se espalhando um pouco por todas as confeitarias da capital portuguesa e, depois, por todas terras lusitanas.
Bolo-rei
Nível de Dificuldade: Médio
Ingredientes:
- 660 g de farinha de trigo
- 25g de fermento biológico seco
- 160ml de leite
- 160g de açúcar
- 10 gemas
- 160g de manteiga
- 1 colher chá de sal
- 100g de passas
- 80g de nozes
- 80g de amêndoas
- 100ml de Rum
- 100ml de vinho do Porto
Modo de Preparo:
- Deixe de molho as passas no rum e vinho do Porto por aproximadamente 2 horas antes de começar o preparo.
- Deixe de molho as passas no rum e vinho do Porto por aproximadamente 2 horas antes de começar o preparo.
- Em uma tigela, adicione a farinha de trigo, o açúcar, fermento, sal, gemas, manteiga e leite. Amasse todos os ingredientes até formar uma massa. Se preferir, pode usar a batedeira planetária. Use o gancho de massas para essa operação.
- Leve a massa à mesa e sove até ficar bem lisa. Abra a massa e adicione os frutos secos juntamente com as passas demolhadas previamente.
- Volte a amassar suavemente, até as frutas estarem totalmente incorporadas à massa.
- Divida em 3 partes iguais (de aproximadamente 550g), faça bolas e deixe-as descansar por 10 min. Com o cotovelo, ou um rolo de massa, faça um buraco ao centro, e vá modelando, de maneira a formar uma rosca, com aproximadamente 25cm de diâmetro.
- A seguir, adicione à volta da rosca, amêndoas laminadas e as frutas. Dica: Comece colocando três montinhos de açúcar de confeiteiro e depois intercale com as frutas para decorar. Use figo, pêssego, cereja e açúcar de confeiteiro para decorar.
- Leve para assar no forno pré-aquecido a 180°C por 35 minutos.