Receitas e Pratos
Como fazer tilápia no forno à moda caiçara
Imagine um fim de semana de sol, uma bebida gelada e um peixinho na mesa, pronto para ser degustado. Melhor ainda se for, além de saboroso, fácil de preparar! Essa é a vantagem do peixe assado: basta escolher uma variedade fresca ou descongelar da forma correta para ter à mão uma proteína saudável, rápida e deliciosa.
Para o primeiro passo a passo do ano, convidamos o chef Silvio Martins, que já passou pelo Restaurante Mar e Terra e hoje comanda o Asian Sushi Cusine Oriental, ambos em Curitiba, para ensinar o preparo de uma tilápia assada no capricho. Recheada com farofa de camarões e acompanhada de batatas, a receita é muito mais simples do que parece — e tão saborosa quanto se espera.
A tilápia foi escolhida pela popularidade entre os curitibanos, mas também pela facilidade de encontrá- -la nas peixarias do Paraná, que é o maior estado produtor deste peixe. Acessível também em valor, não tem motivo para você deixar de preparar essa receita!
Antes de colocar a mão na massa, confira algumas recomendações gerais do chef:
ESCOLHENDO O PEIXE
Para os peixes frescos, é preciso verificar se os olhos estão bonitos e firmes e se as guelras estão vermelhas. Já para os peixes congelados, além de escolher uma marca ou peixaria de confiança, é preciso tomar cuidados especiais na hora de descongelá-los.
COMO DESCONGELAR
Vamos começar, na verdade, por aquilo que você não deve fazer. Jamais deixe o peixe descongelar fora da geladeira, porque pode haver contaminação do alimento. Colocá-lo em água também não é uma opção, porque a carne ficará muito mole e perderá seu sabor característico. O ideal é deixá-lo na geladeira em recipiente fechado (mesmo que seja uma assadeira, com uma tampa improvisada). Para atenuar possíveis odores, Silvio recomenda colocar um pedaço de carvão dentro da geladeira para que ele absorva o cheiro de peixe.
NA HORA DE TEMPERAR
Para o chef, o simples é o que funciona. “Limão, sal e pimenta-do-reino. Esse é o segredo do peixe saboroso”, crava. Silvio aponta que os peixes já têm um sabor bastante característico e o seu frescor pode ser ocultado pelo uso de outros temperos. Mas para quem gosta de ousar um pouco mais, ele recomenda coentro e/ou cheiro-verde. O lema é keep it simple (mantenha simples).
Para peixes congelados, a dica é dar uma incrementada com insumos que sejam, eles mesmos, à base de peixes e frutos do mar, como é o caso do Hondashi, um tempero japonês feito com peixe bonito. Ele vai ajudar a renovar o frescor do peixe congelado, potencializando seu sabor. O mesmo vale para cremes e molhos feitos com camarões ou peixe. Mas na base, nunca esquecer, limão, sal e pimenta-do-reino!
E O PAPEL ALUMÍNIO?
Silvio dispensa seu uso. “Se usar papel alumínio, ele vai cozinhar, não assar”, explica. Os peixes, no geral, não precisam de muito tempo de forno — entre 10 e 30 minutos a 180ºC costuma ser o suficiente. A dica é ficar de olho: assim que ele começar a dourar, a carne já está pronta.
Tilápia assada à moda caiçara
Chef Silvio Martins
INGREDIENTES
Para a tilápia:
- 1 tilápia inteira e limpa
- 1 limão
- sal a gosto
- pimenta-do-reino q.b.
- cheiro verde picado q.b.
- palitos de churrasco
Para a farofa:
- 100 gramas de farofa pronta
- 150 gramas de camarão limpo descascado
- 1 tomate picado
- azeite de oliva ou óleo de soja q.b.
- sal a gosto
- pimenta-do-reino q.b.
- salsinha picada q.b.
Para as batatas:
- 250 gramas de batata inglesa descascada
- ervas finas a gosto (tomilho, alecrim, orégano, salsinha)
PASSO A PASSO
1. Comece limpando a tilápia. Tire suas guelras, as escamas, a barrigada e lave-a bem em água corrente.
2. Em seguida, faça alguns cortes no peixe e tempere-o com sal, limão, pimenta-do-reino e cheiro verde. Deixe-o descansando com os temperos durante 1 hora.
3. Enquanto isso, pegue outro recipiente e misture a farofa com o camarão limpo e descascado, o tomate picado, o sal, a pimenta-do-reino e a salsinha picada. Umedeça tudo com o azeite de oliva ou óleo.
4. Em seguida, recheie a tilápia com a farofa.
5. Use palitos de churrasco para fechar o peixe de forma simples, sem precisar costurá-lo.
6. Para a cama de batatas, cozinhe-as até ficarem um pouco mais macias, mas ainda firmes. Espere esfriar e corte uma delas em fatias finas, para deixar embaixo do peixe, e as demais corte em quatro pedaços, mais rústicas.
7. Em seguida, coloque o peixe, junto com o caldo que ele soltou, sob a cama de batatas e tempere tudo com ervas finas. Leve tudo ao forno pré-aquecido a 180º entre 20 a 30 minutos. Você saberá o ponto do peixe quando ele estiver dourado.