Thumbnail

A queijadinha teve sua origem nas terras portuguesas.

Receitas e Pratos

Chef do restaurante Koré compartilha dicas e receita exclusiva de queijadinha

Nathalie Oda, especial para o Bom Gourmet
25/11/2022 13:08
A textura do coco ralado se mistura ao queijo em uma massa úmida e de sabor inconfundível. A queijadinha, receita típica brasileira, teve sua origem nas terras portuguesas com o queijo em destaque, mas foi na chegada ao Brasil que ganhou uma adaptação. Nas muitas versões do mesmo prato ao longo dos séculos, a receita se moldou ao espaço. Pela fartura do açúcar e do coco, o clássico português se tornou a famosa queijadinha, em uma releitura voltada ao paladar brasileiro.
O contraste entre o açúcar e o queijo é, para muitos, o segredo desse sucesso. Para o chef Jaime Spazzini, responsável pela criação do menu e do conceito gastronômico do Restaurante Koré, no Hotel Qoya, em Curitiba, a escolha dos ingredientes é a parte principal da receita. “O queijo traz o contraste ao prato, pois o sal realça o doce. No restaurante, usamos o Capa Preta Uruguaio, pois tem pouca gordura e se mistura à massa, permitindo que ela tenha um crescimento melhor no forno”, explica.
Outros tipos de queijo também podem ser utilizados no preparo, como o parmesão, que é mais comum e facilmente encontrado em mercados, e o Serra da Canastra, que foi testado e aprovado em versão feita por Spazzini. No entanto, a escolha requer atenção aos detalhes: “os queijos vendidos já ralados contém também partes das cascas dos queijos, que são mais consistentes e mais concentradas em sal”. Por isso, para obter sabores equilibrados e textura macia desejada, o segredo é colocar a mão na massa e ralar o queijo na hora.
Apesar da simplicidade, a queijadinha é dos preparos mais elogiados e procurados pelos hóspedes do Qoya. A receita faz parte do menu de café da manhã do restaurante, que tem um cardápio focado na regionalidade e no respeito à sazonalidade dos ingredientes.

Queijadinha

  • 1 lata de leite condensado
  • ¾ de xícara de coco fresco ralado
  • ¾ de xícara de queijo parmesão ralado na hora
  • 1 gema
  • 1 ovo inteiro
  • Utensílios:
  1. Em um recipiente, rale o queijo parmesão na hora.
  2. Com o auxílio de uma peneira, retire a película que envolve a gema do ovo, sem amassar as gemas.
  3. Pré-aqueça o forno a 160°C e forre as cavidades da assadeira com formas de papel manteiga plissado.
  4. Adicione todos os ingredientes em um bowl e bata com o fuê até obter uma massa homogênea.
  5. Despeje a massa nas forminhas. Para dar o ponto certo e evitar que o queijo e o coco ralado decantem nas formas e se separem da massa, encha-as rapidamente quase até a borda.
  6. Leve ao forno pré-aquecido a 160° C por 18 minutos (garanta que o forno esteja pré-aquecido na temperatura correta).
  7. Para saber o ponto da queijadinha, faça o teste do palito depois do tempo de forno indicado. Se o palito sair seco, o preparo está pronto. Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente. Desenforme e conserve na geladeira até a hora de servir. 

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail