Receitas e Pratos
Aprenda como fazer esfiha aberta de carne

Originária da Síria e do Líbano, a esfiha aberta é uma iguaria bastante comum em diversos países do Oriente Médio. Reza a lenda que sua história estaria ligada aos fenícios, que cultivavam o hábito de acrescentar cobertura de cerne e cebola ao pão em forma de disco. Por aqui, a esfiha chegou pelos imigrantes sírio-libaneses e logo foi incorporada à nossa culinária popular.
Enquanto os restaurantes típicos da gastronomia árabe são os guardiões das receitas tradicionais, bares e lanchonetes se encarregaram da popularização do salgado entre os brasileiros.
Para trazer uma receita típica, convidamos o chef Issam Halou, do Restaurante Al Sababa. Ele conta que para acertar no preparo é preciso lembrar sempre que a massa deve ser bem fina. “Um dos principais erros cometidos é deixá-la engrossar demais.”
Agora, confira como fazer esfiha aberta de carne moída:
Ingredientes:
- Para a massa:
- 2 xícaras de farinha;
- ½ xícara de manteiga;
- 1 copo de água ou mais, conforme necessário;
- 1 colher de chá de sal;
- 1 colher de chá de manteiga para pincelar.
- Para o recheio:
- 500 g de carne moída;
- 3 tomates;
- 2cebolas;
- ½ maçp de salsinha;
- 1 colher de chá de pimenta síria;
- 1 colher de chá de cominho;
- Sal a gosto.
Modo de Preparo:
- Coloque em uma tigela a farinha, a água, o sal e a manteiga, misturando até obter uma massa macia e consistente. Observe se há necessidade de adicionar mais água ou farinha à massa e, se for o caso, faça isso.
- Deixe a massa descansar por 30 minutos.
- Depois disso, corte a massa em pequenas bolas, espalhe um pouco de farinha na superfície da mesa e abra as bolas de massa passando um rolo sobre elas. Em seguida, pincele as massas com manteiga.
- Para preparar o recheio, em uma tigela misture a carne moída com a cebola, o tomate, a salsinha e os temperos.
- Coloque uma colher de sopa do recheio em cada pedaço da massa aberta e arrume as peças em uma bandeja untada com manteiga.
- Ligue o forno a uma temperatura de 180°C e coloque a bandeja com as esfihas para assar por um período de 20 minutos.
- Depois de assadas, basta saborear essas delícias. Você pode servi-las com limão, molho de ervas, coalhada seca ou com uma deliciosa receita de tabule, uma salada libanesa super refrescante.
- O rendimento da receita depende do tamanho que você der às esfihas na hora de abrir a massa. Bom apetite!