Receitas e Pratos
Aprenda a receita de uma lentilha saborosa para a véspera do Ano Novo
A véspera de Ano-Novo no Brasil é rodeada por superstições, pular sete ondas, usar roupa nova, vestir branco, e outras que dependem da família e da região. Até mesmo os pratos que compõem a ceia possuem uma dimensão mística. Para quem deseja renovação, acredita-se que o frango deve ficar de lado na ceia, já que a galinha cisca para trás. A preferência é por porco (animal que “fuça” para frente) ou peixe (não nada para trás). No mundo das leguminosas e acompanhamentos, a lentilha é uma escolha popular entre as diversas tradições alimentares presentes na data. Há até quem consuma o grão apenas neste dia por conta de seu valor supersticioso.
A tradição de preparar lentilhas na virada do ano foi importada da Itália e chegou ao Brasil pelos imigrantes italianos que se estabeleceram, em especial, no Sul e Sudeste do país. Na ceia, a lentilha é associada à prosperidade financeira e à fartura – há quem chame o prato até de “Lentilha da Fortuna”. O motivo para este significado está no formato das sementes, que lembra moedas. Para celebrar as tradições da ceia brasileira para a véspera do Ano-Novo, convidamos a chef Fernanda Zacarias, que comanda o Ragú Rotisseria, em Curitiba.
A receita, cuja protagonista é a lentilha, também possui bacon e calabresa. Para os supersticiosos, essa é uma receita de sorte que une dois ingredientes alvissareiros em um. Quem não acredita em superstições, mas, ainda assim, preparar o prato, terá uma noite de sorte, pois a receita promete conquistar paladares. Além de tudo isso, a receita da chef Fernanda Zacarias é descomplicada e acessível, perfeita para a ocasião. Confira o passo a passo!
