Thumbnail

Receitas e Pratos

Aprenda a fazer o bao de porco do chef André Pionteke

Valkyria Rattmann, especial para o Bom Gourmet
16/12/2023 23:45
Um pão macio com um recheio envolvente e complexo. Essa é a proposta do bao do chefe André Pionteke, que lidera o restaurante Kitsune, em Curitiba. O bao é uma comida de rua asiática conhecida, com interpretações e versões diferentes preparadas em países da região. Na casa de Pionteke, o nome já indica que a bússola culinária aponta para o Japão.
Contudo, o bao de porco preparado pelo chef congrega sabores de três países: a China, com o bao (o pão da receita); a Coreia do Sul, com o Kimchi (um fermentado de acelga generosamente apimentado) e o Japão, com a inspiração para o preparo da carne de porco.
O bao congrega duas características marcantes e, de certa forma, antagônicas: praticidade e complexidade. O fato de ser um tipo de sanduíche o torna uma refeição prática, que pode ser consumida até mesmo durante um passeio a pé. Contudo, o preparo, os ingredientes e principalmente os sabores que o bao envolve em um pão macio fogem do comum.
Ao destrinchar o prato, Pionteke ressalta as camadas de sabor, as combinações de texturas e os atributos visuais da receita. Ele afirma trabalhar com cinco sabores, com três a quatro texturas e três a quatro cores. “Entre os sabores temos o ácido do kimchi, o amargo da caramelização do tarê de shoyu, o umami do tarê, da carne curada, da fermentação, e o salgado e doce dos temperos”, explica o chef, em detalhes.
Já as texturas mais marcantes são a maciez do pão, a cremosidade da maionese, a crocância do kimchi e a carne tenra da barriga de porco. "Então, fiz a barriga de porco assada com finalização no tarê para deixá-la mais suculenta."
Por último, após todos os ingredientes se complementarem, as cores chamam atenção. O pão branco se une ao preto do tarê sobre uma carne avermelhada, sobre a qual o laranja do kimchi e o verde da cebolinha se destacam.
De acordo com Pionteke, o Bao de porco é um dos pratos mais pedidos e elogiados da casa. “Este prato junta o acervo de experiências que tive na vida, assim como as referências de minhas viagens e estudos”, comenta.
Neste passo a passo, o chefe ensina o clássico do Kitsune. Vale comentar que a receita compartilhada é uma versão simplificada, já que, o restaurante realiza vários processos do zero: a produção do bao, kimchi e a cura da carne, por exemplo.
O leitor pode tanto optar por realizar esses processos, assim como simplificar o preparo comprando baos e kimchis prontos. O kitsune vende os baos por encomenda, outros ingredientes podem ser encontrados em casas de produtos asiáticos e no mercado municipal.
  • 150 ml tarê de shoyu
  • 160 g barriga de porco assada (4 fatias)
  • 60 g de Kimchi
  • 4 baos
  • 60 g de maionese
  • 1 colher de sopa de água de Kimchi
  • 1 maço de cebolinha
  1. Em uma panela, coloque o tare de shoyu para ferver junto da barriga de porco previamente assada.
  2. Com uma colher de sopa, cubra a carne com o tarê para laquear a carne até esquentar.
  3. Em uma panela de vapor, esquente os baos por aproximadamente 5 minutos. Observação: caso não tenha panela de vapor, coloque o bao em uma frigideira antiaderente, adicione um pouco de água e tampe a frigideira. Desse modo, cria-se um vapor capaz de regenerar o pão. Fica com uma crostinha embaixo.
  4. Pegue o bao e coloque a barriga de porco.
  5. Ajeite o Kimchi em cima da barriga.
  6. Misture um pouco da água de Kimchi na maionese e reserve.
  7. Finalize com cebolinha.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail