Receitas e Pratos

Aprenda a fazer a pasta alla norma, tradicional do sul da Itália

Heloisa Nichele, especial para o Bom Gourmet
08/10/2025 10:45
Thumbnail

Crédito: Rodrigo Pierrot

Um clássico da culinária italiana – talvez atrás apenas do carbonara, bolonhesa e pesto –, a pasta alla norma é uma receita que combina praticidade com frescor. Natural da Sicília, no sul do país, teria sido uma homenagem à ópera homônima e uma das mais famosas do compositor siciliano Vincenzo Bellini (1801-1835).
Assim, o prato leva as características da região do mediterrâneo: a rapidez no preparo se alia a ingredientes frescos, como a berinjela, o tomate e o manjericão. “Essa receita representa muito o mediterrâneo. É rápida, prática e gostosa”, afirma o chef do Il Barbuto, Flávio Zan.
Apesar de simples, o preparo apresenta um sabor que incrementa o tradicional molho de tomates, no qual a berinjela ganha destaque. “A receita é bem marcante por causa da berinjela e do manjericão. E ao mesmo tempo é refrescante e boa para o calor, pois não é pesada”, explica Zan. Cortada em fatias médias, a berinjela é dourada no azeite para preservar o sabor.
Para a base da pasta alla norma, é possível usar tomates pelados prontos, para facilitar o preparo. Porém, o molho ao sugo artesanal confere um sabor especial à receita. No Il Barbuto, o preparo é feito com tomates italianos maduros, cebola, manjericão, pimenta e sal. O segredo está no tempo de cozimento, cerca de três horas em fogo médio, que além de encorpar o caldo, retira a acidez do tomate.
Tradicionalmente, o prato é finalizado com a ricota seca e salgada, mas por ser menos acessível, o chef indica a substituição pelo queijo parmesão. O molho vai bem com massas longas ou curtas, como fettuccine, spaghetti ou penne. Confira o passo a passo completo:

Pasta alla norma

Flávio Zan

Ingredientes:

  • 500 g de massa;
  • 2 berinjelas grandes;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 litro de molho de tomate;
  • 1 maço de manjericão fresco;
  • Azeite de oliva;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • Ricota salgada seca ou parmesão ralados a gosto.

Modo de Preparo:

  1. Lave e corte as berinjelas com casca em tiras médias, na grossura de um dedo. E pique o alho.
  2. Aqueça uma frigideira grande com o azeite de oliva. Em seguida, coloque as berinjelas e doure todos os lados.
  3. Depois das berinjelas douradas, adicione mais azeite de oliva e o alho. Refogue até o alho dourar.
  4. Adicione o molho de tomate e um pouco de manjericão fresco. Cozinhe por cerca de dez minutos, até as berinjelas ficarem cozidas. Mexa às vezes, com cuidado para não desmanchar as berinjelas.Tempere com o sal e a pimenta.
  5. Coloque a massa de sua preferência no molho. Se estiver com uma textura muito grossa, use um pouco da água do cozimento da massa para acertar o ponto.
  6. Retire do fogo e sirva com folhas de manjericão fresco. Rale o queijo por cima.