Receitas para o Jantar - Por Romanha
Do Paraná para o Brasil: Romanha Alimentos está presente em diversos estados do país
A massa de pastel redonda é um formato em que a Romanha é pioneira. divulgação
Canudos para rechear, talharim seco e fresco, batata palha, massa para pizza. Quem vê o amplo portfólio de produtos da Romanha, indústria de alimentos instalada em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, que recentemente chegou aos 50 anos, talvez não imagine, mas tudo começou com pastel.
O ano era 1950. O avô da família que comanda a empresa, Adão Kulpa, começou a produzir pastéis para vender nas lanchonetes da rodoviária de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul – e foi um sucesso. Foi a partir dessa inspiração que Renato Kulpa, filho de Adão, fundou a Kulpa Indústria de Alimentos, em dezembro de 1973.
Por um tempo, o pastel se manteve como o carro-chefe da companhia, mas aos poucos a empresa começou a diversificar timidamente a produção. Em 1990, quando percebeu uma forte demanda por massas de qualidade no mercado de Curitiba e região e decidiu instalar um parque fabril em Pinhais, o investimento em ampliação de portfólio se fortaleceu – tanto que, de lá para cá, a fábrica passou por ampliações e, hoje, ela trabalha com mais de 80 produtos.
Foi também nessa época que a marca Romanha foi criada. Com ela, com os novos produtos e com um olhar apurado para as demandas dos consumidores, a empresa se consolidou no mercado local e passou a expandir suas fronteiras para atender a uma crescente demanda. “Nós estamos sempre de olho no nosso con- sumidor, afinal, estamos presentes na casa das pessoas e é uma coisa muito íntima isso. Precisamos ter a confiança e ter a satisfação deles”, explica o diretor e filho do fundador, César Kulpa.
Hoje, a Romanha é uma presença consolidada não apenas no Paraná, mas em estadoscomo Rio de Janeiro, Mato Grosso, Pará e Acre. Ao celebrar uma história de meio século, ela se prepara para ampliar ainda mais sua atuação, tanto chegando a novos mercados quanto lançando novos produtos.
VEJA TAMBÉM: