Bom Gourmet
12 receitas inspiradas em pratos famosos de filmes
Espaguete com almôndegas do filme A dama e o vagabundo (1955)
O espaguete está na clássica cena do jantar romântico entre a Dama e o Vagabundo, preparado pelo chef Tony.
***
Ratatouille do filme Ratatouille (2007)
O prato feito pelo ratinho Remy, que sonhava em ser um grande chef, foi avaliado pelo crítico gastronômico Anton Ego, levando o personagem ao sucesso.
***
Suflê de queijo de Sabrina (1954)
Sabrina Fairchild (Audrey Hepburn) foi estudar na melhor escola culinária de Paris. Na aula de suflê, levou bronca do professor porque o prato deu errado. Um colega de classe disse: “Uma mulher apaixonada e feliz deve queimar o suflê. Uma mulher apaixonada e infeliz se esquece de ligar o forno.”
***
Cannoli do filme O Poderoso Chefão (1972)
“Deixe a arma. Pegue os cannoli” é a famosa frase de Peter Clemenza (Richard Castellano) no clássico do cinema.
***
Boeuf Bourguignon do filme Julie & Julia (2009)
O prato da chef Julia Child (Maryl Streep) virou inspiração para Julie Powell (Amy Adams) entrar no mundo da culinária. Ela reproduziu 524 receitas da chef em 365 dias, incluindo o boeuf bourguignon, seu preferido.
***
Salada de batata do filme Meu primeiro amor (1991)
A salada de batatas feita pela madrasta de Vada Sultenfuss (Anna Chlumsky) apareceu na cena do churrasco de comemoração do dia da independência dos Estados Unidos, acompanhada de hambúrgueres queimados.
***
Coxinha de frango do filme Estômago (2007)
O cozinheiro paraibano Raimundo Nonato (João Miguel) começou a carreira preparando coxinhas de frango em um boteco. Depois, foi preso e teve que se virar preparando as refeições na prisão com temperos, ervas e queijos contrabandeados.
***
Tiramisù do filme Superbad (2007)
Seth (Jonah Hill), um garoto nerd, tenta se aproximar da popular Jules (Emma Stone) fazendo aula de economia doméstica com ela. A tarefa: preparar um tiramisù.
***
Moussaka do filme Casamento grego (2002)
O prato típico grego era o lanche de escola de Toula Portolakos (Nia Vardalos), que sofria bullyng pelos colegas, acostumados a levar sanduíches. O filme conta a história de uma família grega que se mudou para os Estados Unidos, mas não deixou de lado os costumes do país de origem.
***
Conserva de pepino do filme Adeus, Lenin! (2003)
A conserva caseira era a preferida da mãe de Alex Kerner (Daniel Brühl). Quando ela voltou de um coma de oito meses, não sabia que sua conserva preferida não existia mais nos supermercados da região. Alex revirou até o lixo para encontrar vidros antigos e substituir o conteúdo por pepinos holandeses.
***
Quiche Lorraine do filme Ladrão de casaca (1955)
O ex-ladrão de joias John “Gato” Robie (Cary Grant) organizou um almoço em sua linda casa e surpreendeu os convidados com uma quiche lorraine com massa leve e recheio suave feita pela governanta.
***
Lamen do filme Tampopo – Os brutos também comem espaguete (1985)
O lamen é a obsessão de Tampopo (Nobuko Miyamoto), que está em busca da receita perfeita para desenvolver em seu restaurante.
LEIA TAMBÉM: