Bom Gourmet
Arroz doce: aprenda uma torta italiana e uma sobremesa indiana com especiarias
O arroz é um companheiro de todo dia. No Brasil, faz dupla famosa com o feijão e bate cartão em praticamente 100% das refeições. Sua versatilidade e variedade fazem dele um excelente acompanhamento e ainda abrem uma quantidade enorme de possibilidades de preparos.
Nativo da Ásia, é cultivado em todos os continentes e sempre foi considerado um alimento básico valioso. É um dos cereais mais consumidos do mundo e principal alimento de mais da metade da população mundial. Chegou ao Brasil pela frota de Pedro Álvares Cabral, apesar de seu cultivo ter sido relatado no país apenas depois de 1530.
Preparos doces
Apesar do seu uso ser mais comum nos preparos salgados, o arroz também aparece em receitas doces – além do famoso arroz doce. Carolina Garofani, chef de confeitaria e proprietária da Caramelodrama Confeitaria conta que no norte da Itália é possível saborear uma torta de arroz, feita no leite com canela, limão e baunilha. “Esta é uma receita tradicional da região da Emilia-Romagna, mais especificamente de Bologna. É feita na festa de Corpus Christi, para compartilhar entre amigos e familiares”, conta a chef. Esta é uma torta firme, de corte, textura alcançada pelo ponto do arroz e a presença do amido. Uma boa opção sem glúten para o café da tarde.
O uso do arroz em receitas doces tem fama também na Índia. De acordo com Gopal Pandaram, gerente do restaurante Swadisht, o arroz doce é comum na maioria das festas do país. Seu preparo geralmente envolve uma combinação de ingredientes e especiarias, rica em sabores e aromas.