Bom Gourmet
Se você sabe apertar o botão do liquidificador, você pode fazer esta sopa
O verão combina com gazpacho — aquela sopa que não vai ao fogo feita com vegetais da estação. Mas quando você quiser uma sopa de tomate em qualquer outra época do ano, há uma outra opção rápida e prática de preparar.
Essa receita é quase tão fácil quanto abrir uma lata de sopa pronta. Kristen Hartke, crítica de gastronomia, adaptou a receita de J. Kenji López-Alt do Serious Eats. A receita originalmente precisaria de um liquidificador de alta potência que pudesse, além de bater os ingredientes, esquentá-los. Usando um liquidificador comum, e esquentando a sopa no fogão, temos o mesmo resultado, só leva um pouco mais de tempo.
A sopa tem uma textura cremosa, sem levar nenhum derivado de leite. A cremosidade é criada quando o pão e o azeite de oliva emulsificam no liquidificador junto com os outros ingredientes.
Claro que uma sopa de tomate também pede um pouco de queijo para acompanhar. Você certamente poderia utilizar o pão da sopa para fazer um queijo quente para mergulhar nela. Ficaria incrível. (Se você é vegano, uma opção é utilizar pão de casca dura com azeite de oliva grelhado rapidamente, seguido de uma passada rápida em um dente de alho cru.)
Ou você pode optar por uma versão mais light. O editor de gastronomia do Washington Post, Joe Yonan, pegou a ideia de um queijo quente de Bobby Flay. As raspas de queijo se unem e viram fatias crocantes que ficam deliciosas e dão um ar sofisticado no prato. Sofisticado o suficiente para você fazer essa sopa como aperitivo da próxima vez que convidar amigos para jantar na sua casa, mas continuar comendo no conforto do seu sofá, debaixo de um cobertor.
Essa sopa é razão suficiente para ter sempre à mão uma vasilha cheia de tomates, para estar sempre somente a um botão de distância de uma tigela de felicidade.
A sopa pode ser conservada na geladeira por 1 semana.
LEIA TAMBÉM: