Thumbnail

Bom Gourmet

Ratatouille, caponata e tian: você sabe a diferença?

Júlia Ledur
30/04/2017 11:00

Ratatouille, caponata à primeira vista podem ser confundidos. Isso porque os preparos levam berinjela e outros ingredientes em comum, como abobrinha, cebolas, pimentões, tomates, azeitonas e azeite de oliva. A diferença se torna mais visível no preparo e na região de origem de cada prato. Outro prato parecido é o tian à provençal, também à base de legumes.

Veja as diferenças entre ratatouille, tian e caponata

Caponata

Caponata deve ser servida fria, enquanto a ratatouille pode ser servida tanto fria quanto quente. Foto: Bigstock
Caponata deve ser servida fria, enquanto a ratatouille pode ser servida tanto fria quanto quente. Foto: Bigstock
Característico da ilha da Sicília, na Itália, a caponata é feita à base de berinjelas em cubos, abobrinhas em rodelas, pimentões em fatias e cebolas em oitavos, cozidos e amaciados em vinagre fervente com açúcar.
Depois de macios e escorridos, os legumes são misturados a azeitonas, nozes e alcaparras. Para servir, podem ser acrescentados tomates sem sementes, cortados em oitavos. A caponata é servida fria e, no momento de servir, é temperada com orégano, azeite de oliva e enfeitado com gomos de laranja. Acompanha tipicamente pão levemente frito no azeite.
De acordo com a tradição, a caponata nasceu provavelmente no Oriente, onde a berinjela já era cultivada há 4 mil anos e foi trazida para a Europa pelos navegantes mouros, no século XIII, justamente através da Sicília.

Outra versão de caponata

Além da versão siciliana, há outro modo de preparo de caponata na Itália: na Ilha da Sardenha ela é feita com pão endurecido, embebido em água e vinagre, sobre o qual são colocados atum e tomate em pedaços regados com azeite de oliva. Depois, o prato é levado ao forno e servido quente.

***

Ratatouille

Ratatouille preparada pelo Chef François Fournier do antigo restaurante Delices de France. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Ratatouille preparada pelo Chef François Fournier do antigo restaurante Delices de France. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Já a ratatouille é um prato típico da Provença, na França, também feito com berinjelas, abobrinha e tomate, cortados em cubos ou rodelas e temperados com alho e cebola, fritos no azeite e guarnecidos com azeitona. A diferença entre ratatouille e caponata é que o ratatouille leva também coentro e manjericão e pode ser servida quente ou fria. A montagem do prato também tem variações: as rodelas podem ser colocadas lado a lado ou sobrepostas formando uma pequena torre ou um círculo.
Supõe-se que o nome seja derivado do verbo “touiller”, da raiz latina “tudiculare”, que significa picar, triturar. O termo teria sido incluído em um vocabulário culinário francês do final do século XVIII, como “alimento grosseiramente cozido”.

Tian provençal

O tian provençal também é feito à base de berinjela, mas pode levar batatas e peixes. Foto: Bigstock.
O tian provençal também é feito à base de berinjela, mas pode levar batatas e peixes. Foto: Bigstock.
Entre ratatouille e caponata há ainda um outro prato similar, o tian à provençal. O preparo também é típico da região francesa da Provença e é feito com legumes assados ao forno, geralmente cortados em rodelas e ligeiramente sobrepostos. Porém, neste caso, utilizam-se, além de berinjelas, batatas, cebolas, abobrinhas, tomates ou fundos de alcachofra, mas também podem ser incluídos na receita peixes ou verduras. “Tian” é o nome da assadeira em que os legumes vão ao forno, nesta região da França.
  • Fonte: “Pequeno dicionário da gastronomia”, de Maria Lucia Gomensoro

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail