Bom Gourmet

Do campo a medalha: Paraná se destaca em premiações com queijarias vencedoras

Beatriz Ponte
23/07/2025 15:16
Thumbnail

Queijo Maná Paraná, do município de Santana do Itanará, foi o campeão do Prêmio Brasil Arteranal de Queijos 2025. Crédito: Sistema Fiep/Divulgação

A produção queijeira do Paraná vive um momento de reconhecimento nacional. O queijo Maná Paraná, da Queijaria de Santana, do município de Santana do Itaraná conquistou o primeiro lugar na categoria “Tradicional” do Prêmio Brasil Artesanal de Queijos 2025, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
O queijo campeão é uma criação inédita do produtor Leomar Martins, maturado por mais de sete meses é elaborado com leite de alta qualidade da própria queijaria. Ao todo, o concurso avaliou 186 queijos de diversas regiões do país, levando em conta critérios técnicos e votação popular. 
Além disso, o Estado conquistou medalhas de prata em duas categorias. Na categoria “Adição/Condimentos”, o segundo colocado foi o queijo Cornelia Gouda com ervas finas, da Queijaria Cornelia, de Arapoti. Já na categoria “Tratamento Térmico”, a medalha foi para o Colonial Serra dos Macacos, da agroindústria Serra dos Macacos, em Nova Laranjeiras. 
Paraná foi o segundo estado com mais medalhistas no Prêmio Queijo Brasil 2025
O Estado conquistou 165 medalhas e garantiu o segundo lugar no ranking nacional da 8ª edição do Prêmio Queijos Brasil, realizado em Blumenau (SC), na última semana. Ao todo, mais de 1,2 mil queijos foram premiados no evento, que teve Minas Gerais como o grande vencedor, com mais de 400 prêmios.
O Prêmio Queijo Brasil é um evento dedicado ao para enaltecer a produção e diversidade dos queijos artesanais brasileiros, reunindo produtores, especialistas e amantes da gastronomia. Os critérios avaliados foram: aparência, aromas, texturas, sabor, conformidade e propósito da marca. 
Com 165 medalhas, o Paraná foi o segundo estado com mais conquistas no Prêmio Queijo Brasil 2025. Crédito:  Elzilene Dornelo/Arquivo Pessoal
Com 165 medalhas, o Paraná foi o segundo estado com mais conquistas no Prêmio Queijo Brasil 2025. Crédito: Elzilene Dornelo/Arquivo Pessoal
Dentre as medalhas paranaenses, foram: 47 de ouro, 66 de prata e 52 de bronze. Além disso, o prêmio também escolheu a melhor queijaria de cada um dos estados. No Paraná, a vitória foi da Queijaria Delícias Beni, de Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, que conquistou uma vitória com o seu queijo muçarela nozinho. 
Outro destaque da premiação foi a Queijaria Vaca Profana, que conquistou três medalhas na competição: ouro, prata e bronze. Comandado por Maristela Dalla Lasta, o empreendimento teve início no período da pandemia da Covid-19 e, desde então, conseguiu passar pelas dificuldades do setor e conquistar espaços no mercado local, além do sucesso em premiações. Neste evento, os queijos medalhistas foram: Trufas de gorgonzola, com a medalha de ouro, Novelinho da Vovó, com prata e o Brunost, com a de bronze. 
Nas redes sociais, Maristela comemorou a conquista com a mensagem “Obrigada meus clientes e a todos que fazem parte da história desta publicitária que virou queijeira na pandemia pra sobreviver! Eu sobrevivi e vivo com as mãos calejadas e coração quentinho! Olhe @eduardopimentel_ eu falei que ia trazer medalhas pra Curitiba?”.