Prêmio Bom Gourmet
Homenageados do Prêmio Bom Gourmet preservam a cultura local e fomentam a economia pela gastronomia
Homenagear personalidades importantes da gastronomia paranaense, aquelas que deixam legados e que acrescentam qualidade e inovação ao segmento, é uma das marcas do Prêmio Bom Gourmet. Na edição deste ano, os homenageados preservam a cultura local e fomentam a economia por meio da gastronomia.
Confira os homenageados de 2025, condecorados na grande festa da gastronomia, na noite de 26 de agosto, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba.
O Prêmio Bom Gourmet foi apresentado por Gold Food Service, com patrocínio da Porto a Porto e da Tramontina Hospitality.
Associação dos Amigos da Onça

“Amigo da onça” é expressão usada para falar de alguém falso, traiçoeiro e que age para prejudicar o outro — mas nem sempre é assim! A Associação dos Amigos da Onça (AAOnça), por exemplo, é prova de que paixão, iniciativa e dedicação trazem resultados que têm reflexos positivos em toda a comunidade.
Fundada em 2023, em Curitiba, a associação era uma exigência do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para conceder o selo de Indicação de Procedência (IP) para a Carne de Onça — que veio em maio de 2025. Com ele, o prato tipicamente curitibano passou a ter o seu valor de origem protegido e ser reconhecido a partir de sua Indicação Geográfica (IG), firmando-se como parte da identidade curitibana.
Diz a tradição que a Carne de Onça remonta à década de 1940, quando era servida na Toca do Tatu, bar da região central que pertencia ao presidente do antigo time de futebol Britânia, Cristiano Schmidt. Ela se popularizou e, mais tarde, ganhou festival próprio, promovido pela Curitiba Honesta, do entusiasta da gastronomia local e presidente da AAOnça, Sergio Medeiros — que também trabalhou pelo reconhecimento do prato como patrimônio imaterial da cidade.
Com a conquista da IG, a associação trabalha para dar visibilidade à receita e reconhecer os locais que servem a Carne de Onça de Curitiba: patinho (ou alcatra) cru moído, servido sobre broa de centeio — outro produto da capital com IG —, cebola branca e cebolinha verde, temperado com pimenta-do-reino, sal e azeite extravirgem.
Josef Lötscher

Não é exagero dizer que Josef Lötscher, de 79 anos, dedicou a vida aos queijos. Afinal, ele mesmo costuma dizer ter “nascido ao lado do tacho”. Conhecido como o suíço da Colônia Witmarsum, em Palmeira, nos Campos Gerais, Lötscher aprendeu o ofício ainda criança, com a família, na Suíça. Adulto, mudou-se para o Paraguai para atuar em um laticínio, mas não tardou a vir ao Brasil.
No final dos anos 1990, escreveu cerca de cem cartas para empresas do setor no país, apresentando-se e propondo parcerias para a produção de queijos finos. Cinco foram respondidas, uma delas pela Cooperativa de Witmarsum que, à época, buscava novas formas de agregar valor à produção de leite e derivados.
No final dos anos 1990, escreveu cerca de cem cartas para empresas do setor no país, apresentando-se e propondo parcerias para a produção de queijos finos. Cinco foram respondidas, uma delas pela Cooperativa de Witmarsum que, à época, buscava novas formas de agregar valor à produção de leite e derivados.
A partir dali, trabalhou com um sem fim de receitas, desde a menonita de queijo tilsit até parmesão, gorgonzola, brie e camembert. No início dos anos 2000, criou o premiado Appenzeller, um dos primeiros a destacar a comunidade na produção queijeira nacional. Depois, vieram duas receitas autorais da cooperativa de Witmarsum: o Queijo Colonial Natural e o Queijo Colonial com Pimenta Verde, que receberam o selo de Indicação Geográfica (IG).
Atualmente, o mestre queijeiro mantém a rotina do ofício no seu Ateliê Lötschental e é reconhecido pela generosidade em compartilhar o que sabe com quem se interessa pela arte de produção de queijos — seja em consultorias, no auxílio no desenvolvimento de produtos (muitos dos quais também premiados) ou nas trocas com amigos da colônia. Sorte daqueles que têm a oportunidade de compartilhar dos seus ensinamentos!