Prêmio Bom Gourmet
Prêmio Bom Gourmet 2025: conheça as categorias avaliadas por comitê de especialistas

Falta menos de um mês para a cerimônia de revelação do Prêmio Bom Gourmet 2025, a maior já realizada desde a primeira edição. Este ano, foram mais de 195 mil votos, crescimento de 27% se comparado aos mais de 154 mil da edição do ano passado. Na primeira etapa, foram mais de 6 mil estabelecimentos indicados; destes, cerca de 220 estão entre os finalistas das dezenas de categorias submetidas à indicação e voto popular.
Mas há uma outra etapa, a do Comitê Bom Gourmet, que envolve a avaliação de especialistas em gastronomia. Esse corpo de jurados versados nas possibilidades infinitas do universo gastronômico tem a responsabilidade de analisar dez categorias. O comitê se reúne duas vezes. No primeiro encontro, que aconteceu no dia 23 de junho na Casa Bom Gourmet, em Curitiba, os integrantes foram apresentados às categorias a serem avaliadas nesta etapa. No segundo, debateram sobre nomes e estabelecimentos gastronômicos a partir das propostas de cada uma das dez categorias. Os nomes mais lembrados foram colocados à mesa e, então, votados pelo comitê.
Todos os finalistas e vencedores das mais de 60 categorias da edição deste ano do Prêmio Bom Gourmet, que conta com apresentação da Gold Food Service e patrocínio da Porto a Porto e a Tramontina Hospitality, serão revelados na grande noite da gastronomia, em 26 de agosto, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba.
Saiba quais são as categorias e o que cada uma propõe:
Tesouros Populares by Tribuna
A categoria patrocinada pela Tribuna do Paraná se divide em duas, a partir dos blogs de gastronomia publicados no portal: Rango Barateza e Caçador de Botecos. O primeiro, da jornalista Eloá Cruz, apresenta restaurantes e demais estabelecimentos gastronômicos em Curitiba que ofereçam boa comida, com refeições que custam até R$ 30. O segundo, assinado por Gustavo Marques, ou Guga, valoriza a cultura do boteco ou do bar, elemento fundamental de uma cidade como Curitiba. Em comum entre os dois, a busca por histórias de pessoas que conduzem os estabelecimentos. A categoria apresentou aos membros do comitê 12 nomes de lugares visitados e publicados pelos jornalistas, seis de cada blog. O comitê avalia os nomes e seleciona três de cada um.
Novidades
Nesta categoria, os jurados indicam estabelecimentos em Curitiba e Região Metropolitana que iniciaram atividades entre junho de 2024 e junho de 2025. Em uma região como esta, novos estabelecimentos não param de ser inaugurados. Aos integrantes do comitê cabe ter sensibilidade e conhecimento técnico para fazer as devidas avaliações e indicar os lugares que ofereçam experiências gastronômicas ricas em um ambiente acolhedor e arrojado - cinco dos dez estabelecimentos relacionados e votados nessa lista são avaliados também pelo projeto arquitetônico, dentro da categoria Ambientação by Artesian.
Tem que conhecer
Um local imperdível, favorito, que vem à memória sempre que dá vontade de saborear uma comida deliciosa e viver momentos agradáveis. Essa é a missão do júri na categoria Tem que conhecer. Nesta categoria, os integrantes do comitê lançam mão do poder de persuasão para convencer os colegas que sua indicação é perfeita para estar entre os ambientes que precisam ser visitados a qualquer custo. Nesta, os jurados votam em até dez nomes indicados pelo grupo.
Carta de drinks
O nome já entrega. A categoria pede aos especialistas que indiquem bares especializados ou então restaurantes que contem com coquetelaria para avaliar, dentro dessa lista feita pelas indicações, quais as opções mais criativas e inovadoras. Da lista de estabelecimentos apresentadas pelo comitê, os jurados votam em até cinco deles.
Café & Pão
A proposta desta categoria é indicar locais em Curitiba que trabalham com café especial e/ou pão de fermentação natural. A elaboração dessa lista exige conhecimento dos lugares e também da construção dos cardápios de cada estabelecimento, do método de produção e, claro, dos produtos colocados à disposição do cliente. Da relação de locais trazidos pelos integrantes do comitê, cada um votou em até cinco indicações.
Carta de Vinho e Chocolateria
Para cada uma dessas duas categorias, os jurados votam em até cinco indicações. Nelas, é claro, os integrantes do comitê apresentam os lugares que entendem contar com a melhor carta de vinho e os lugares com o melhor chocolate produzido na cidade, discutem sobre esses nomes e, então, votam. Aí, vale o conhecimento das adegas disponíveis em diversos restaurantes e lugares especializados, e das marcas produtoras daquele doce feito a partir do cacau e que é impossível resistir.
Para ficar de olho
É a hora de trazer para o grupo de especialistas nomes de diversas áreas da gastronomia cuja atuação é digna de atenção. A categoria propõe ao comitê pensar, indicar e votar nos profissionais que oferecem serviço de qualidade nos locais em que atuam. Para esta categoria, que não inclui chefs (mas permite a indicação de cozinheiros), os integrantes do comitê votam em até cinco indicações.
Chef 5 Estrelas
Chega o momento de reconhecer os profissionais que encantam na construção de cardápios, na mistura de ingredientes inusitados e no preparo de pratos que encantam. Para este ano, a categoria contou com a indicação de nomes trazidos pelos membros do comitê e também por indicações de Chefs 5 Estrelas de edições anteriores. Essas indicações foram somadas às apresentadas pelo comitê. Os cinco profissionais mais indicados pelos dois grupos serão nomeados os Chefs 5 Estrelas de 2025.
Homenageados
Uma das tradições do Prêmio Bom Gourmet é homenagear nomes que fazem história na gastronomia de Curitiba. São profissionais que transmitem um legado às gerações que vem logo a seguir, e transmitem aos frequentadores do circuito gastronômico da cidade a certeza de bons serviços prestados. O comitê vota em dois nomes entre o total de indicados.