Prêmio Bom Gourmet
Melhor sommelier de Curitiba em 2023 quer transmitir a cultura do vinho de forma leve
De cumim aos 14 anos em um restaurante em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a um dos mais premiados sommelieres de Curitiba. A vida de José Vinícius Chupil, melhor sommelier de Curitiba em 2023, é feita de aprendizados e ensinamentos. Como em um ciclo virtuoso, o sócio do Duq Gastronomia - indicado ao Prêmio Bom Gourmet 2023 na categoria Restaurante e campeão na categoria Carta de Vinhos - entende que transferir conhecimento é tão importante quanto adquirir.
Professor de duas disciplinas no Centro Europeu (onde estudou) – Vinhos de sobremesa e fortificados e Serviço do vinho –, Vinícius enxerga que sua função é também transmitir a cultura do vinho. “Ensinar sempre. E quando ensino, eu aprendo também. E isso é algo que me deixa feliz, me faz realizado”, explica o profissional indicado pelo Comitê Bom Gourmet, etapa do Prêmio Bom Gourmet, como o melhor sommelier de 2023.
Na trajetória entre o menino cumim em Ponta Grossa ao comando de um dos mais novos e badalados restaurantes de Curitiba, o sommelier viu muita coisa que lhe acrescentou à profissão. Viu, por exemplo, o perfil do público consumidor de vinho mudar com o passar dos anos. Se há duas décadas, por exemplo, o cliente tradicional do vinho era alguém mais velho, que de modo cerimonial procurava certa sofisticação na bebida que atravessa a história da humanidade, hoje há gente jovem, despojada, que procura entender de vinho, experimenta novos estilos, safras e regiões pelo prazer que o vinho proporciona.
“Hoje vejo jovens que provam vinhos, gostam de harmonizar, são curiosos, leem, perguntam, trocam ideias sobre regiões, safras, e isso é muito bacana. Vejo isso no Duq, um público que consome vinho de forma distraída, se divertindo”, comemora. Para ele, é importante derrubar alguns mitos que imputam certo ar aristocrático ao vinho. E um dos caminhos para isso é tornar o conhecimento e a apreciação mais leve.
Outro mito que Chupil luta para derrubar é o de que vinho bom é necessariamente caro. Em suas pesquisas, encontra regiões ainda não exploradas e famílias que estão há algumas gerações produzindo bons produtos sem reconhecimento da crítica. Ao incluí-los em suas cartas, desperta também o olhar de produtores e importadoras, além, é claro, de permitir ao consumidor entender que é possível degustar bons rótulos em faixas de preços econômicas.
Prêmios e histórias do melhor sommelier de Curitiba
No extinto restaurante Edivino, onde trabalhou, ajudou a conquistar por duas vezes o prêmio de melhor adega. No La Varenne, deu início ao trabalho de criação de carta e ganhou por três vezes consecutivas também como melhor adega. Ao deixar a casa, iniciou com o chef Felipe Miyake e Alexandre Abage, sócio investidor e proprietário do imóvel, o planejamento que, após três anos de estudos e viabilização, geraria o Duq Gastronomia, inaugurado em março de 2023.
Mas foi no Edivino que viveu uma experiência ímpar. Foi lá que o sommelier adotou de modo pioneiro o uso de taças com anatomias específicas para cada tipo de vinho. Havia um cliente que, ao longo de dois anos, pedia sempre o mesmo vinho, servido por Vinicius em uma taça Pinot Noir, da marca austríaca Riedel. Um dia ele disse a Vinícius que, embora tomasse o mesmo vinho em outros lugares, era ali que ele parecia mais saboroso. Foi então que o sommelier revelou seus segredos. Um era, claro, o uso de uma taça específica; o outro era colocar o vinho por um minuto na água com gelo após retirá-lo da adega. Segundo o sommelier, isso permite que a bebida fique na temperatura exata durante todo o jantar.
“Vi, então, que meu serviço fez sentido. A pessoa não sabia o porquê, mas o vinho, naquele lugar, era melhor. [A resposta] era uma conjunção de fatores: taça específica e temperatura correta, uma das coisas mais importantes do vinho.”
Serviço
ONDE: Duq Gastronomia - Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 360 - Centro
TELEFONE / WHATSAPP: (41) 98854-4751
ATENDIMENTO: terça a quinta, das 19h às 23h; sexta e sábado, das 19h à 0h.
@duqgastronomia
TELEFONE / WHATSAPP: (41) 98854-4751
ATENDIMENTO: terça a quinta, das 19h às 23h; sexta e sábado, das 19h à 0h.
@duqgastronomia