Prêmio Bom Gourmet
Tradição e inovação: família Engelhardt, fundadora da Padaria América, é homenageada pelo Prêmio Bom Gourmet 2024
A Padaria América no início da década de 80. Tradição e inovação caminham juntas em trabalho de mais de um século de atividade. Acervo pessoal
Uma das funções do Prêmio Bom Gourmet é reconhecer trabalhos que deixam um legado definitivo no setor gastronômico do Paraná. Se este trabalho vem acompanhado de ações inovadoras, tanto melhor. Foi por isso que o Comitê Bom Gourmet escolheu a família Engelhardt, fundadora da Padaria América, como mais uma das homenageadas da edição de 2024.
Andréa e Eduardo Henrique fazem parte da quarta geração da Família Engelhardt, que há mais de um século comanda a Padaria América e perpetua a tradição da culinária alemã trazida com os primeiros imigrantes há exatos 200 anos. Responsáveis por uma das broas de centeio mais famosas da cidade – produto o qual é considerado Patrimônio Imaterial Cultural da Cidade de Curitiba desde 2002 -, a história da Padaria América tem mais de cem anos e une diversas gerações.
Tudo começou em 1882, quando o alemão Friedrich Philipp Ludwig Eduard Engelhardt decidiu emigrar para o Brasil em busca de novas oportunidades e veio para Curitiba. Em 1913, seu filho Eduardo Engelhardt inaugurou a Padaria América. Naquela época, o empreendimento funcionava como um armazém de secos e molhados, localizado na esquina das ruas Alferes Poli com Sete de Setembro. Em 1928, mudou-se para a esquina das ruas Trajano Reis e Presidente Carlos Cavalcanti, onde permanece até hoje.
Tudo começou em 1882, quando o alemão Friedrich Philipp Ludwig Eduard Engelhardt decidiu emigrar para o Brasil em busca de novas oportunidades e veio para Curitiba. Em 1913, seu filho Eduardo Engelhardt inaugurou a Padaria América. Naquela época, o empreendimento funcionava como um armazém de secos e molhados, localizado na esquina das ruas Alferes Poli com Sete de Setembro. Em 1928, mudou-se para a esquina das ruas Trajano Reis e Presidente Carlos Cavalcanti, onde permanece até hoje.
Desde o início, a Padaria América conquistou a confiança dos clientes com seus produtos de qualidade e atendimento atencioso. Para manter esse padrão, o local sempre esteve em constante evolução. Mas, foi em 1992 que passou por uma grande modernização, a qual preservou sua essência artesanal enquanto incorporava inovações tecnológicas para aprimorar a produção e atender à demanda crescente.
"Acho que esse momento foi o mais marcante. Meus avós administravam a padaria, e chegamos a uma fase em que precisávamos fazer mudanças. Nessa época, minha avó havia falecido, e meu avô Bruda (filho de Eduardo) estava em idade avançada. Foi então que meu pai, Alfonso, assumiu a responsabilidade pela reforma, garantindo a continuidade do negócio", explica Andrea Engelhardt, bisneta do fundador.
Após a reforma, a padaria passou a atender a uma maior demanda e continuou a crescer. Em 2002, Andrea e seu irmão Eduardo, que foram criados na padaria, tornaram-se sócios do negócio. Já em 2006, assumiram a gestão da empresa familiar, preservando a tradição alemã transmitida por seu bisavô.
“A broa de centeio ainda utiliza a mesma receita trazida da Alemanha e continua sendo o carro-chefe da padaria. Todas as receitas, o cuidado com a matéria-prima, o trato com o cliente e com os colaboradores são coisas que aprendemos com nossos avós. Aumentamos a gama de produtos, sempre inovando, mas sem perder a essência. E é isso que fez com que a padaria tenha tanto tempo de mercado e faça parte da história de diversos curitibanos", afirma Eduardo.“A broa de centeio ainda utiliza a mesma receita trazida da Alemanha e continua sendo o carro-chefe da padaria. Todas as receitas, o cuidado com a matéria-prima, o trato com o cliente e com os colaboradores são coisas que aprendemos com nossos avós. Aumentamos a gama de produtos, sempre inovando, mas sem perder a essência. E é isso que fez com que a padaria tenha tanto tempo de mercado e faça parte da história de diversos curitibanos", afirma Eduardo.
Coalhada + broa: o combo perfeito
Além de famosa pela broa, a padaria conta, desde 2015, com a coalhada Schaffer, uma receita que se tornou um grande diferencial para o negócio. A decisão foi tomada após o fechamento da Confeitaria Schaffer, que era famosa pelo item. "A padaria e a confeitaria compartilhavam muitos clientes em comum e tinham uma parceria sólida, com fornecimento de produtos, porque a broa e a coalhada combinam perfeitamente", conta Eduardo.
Após o fechamento da confeitaria, o antigo proprietário continuou produzindo o produto por mais algum tempo, mas, eventualmente, encerrou as produções. Foi então que a padaria decidiu adquirir a receita e o modo de preparo. "A compra da receita aconteceu em 2012, mas levou três anos de adequações na empresa para que tudo estivesse em conformidade com o Selo de Inspeção Municipal. Finalmente, em 2015, a padaria começou a produzir e vender a coalhada novamente", finaliza Eduardo.