Prêmio Bom Gourmet
Aniversário da miss é um bom pretexto para degustar a melhor Martha Rocha de Curitiba

Bolo Marta Rocha, da Confeitaria Holandesa. O doce está no cardápio da loja desde sua inauguração, em 1958. Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Se estivesse viva, a soteropolitana Martha Rocha (1932-2020) completaria 93 anos hoje, 19 de setembro. Eleita a primeira Miss Brasil em 1954, foi considerada favorita naquele mesmo ano ao Miss Universo. Conta a lenda que ela teria perdido o concurso mundial por apenas duas polegadas no quadril acima das medidas exigidas. A história é uma invenção do jornalista João Martins, da revista O Cruzeiro. A realidade é que a torta que leva o nome dela é difícil de resistir, e o aniversário da miss é a desculpa perfeita para experimentar a melhor Martha Rocha de Curitiba.
O público que participou, com indicações e votos, no Prêmio Bom Gourmet 2025, apresentado por Gold Food Service e patrocinado pela Porto a Porto e pela Tramontina Hospitality, escolheu pela segunda vez consecutiva o estabelecimento que oferece a melhor Martha Rocha de Curitiba. A torta foi criada na curitibana Confeitaria das Famílias, por dona Nair Terzato e o marido, Jesus Terzato, logo após a derrota da brasileira no Miss Universo em 1954. Foi uma espécie de prêmio de consolação a uma vitória que não veio, e que era certa até mesmo em casas de apostas da época.
A melhor Martha Rocha de Curitiba

Bicampeã da categoria (2024-2025), a melhor Martha Rocha de Curitiba é da Confeitaria Holandesa. Uma das mais tradicionais da capital do estado, tem entre os destaques do cardápio o famoso chineque. Os salgados também tem lugar especial no menu, com destaque para a coxinha, já premiada como uma das melhores da cidade pelo Prêmio Bom Gourmet.
Acesse o Guia Prêmio Bom Gourmet e confira.
Confira os estabelecimentos finalistas do Prêmio Bom Gourmet na categoria Martha Rocha:
Sóquindins

Finalista pela segunda vez da categoria Martha Rocha, a Sóquindins é uma empresa familiar com mais de 56 anos em Curitiba, hoje em sua terceira geração, com o dono Allan Garcia. Como em quindins e bolos clássicos com destaque para a Martha Rocha, além do preparo de tortinhas especiais, fios de ovos, papo de anjo, suspiro, etc. tudo com fabricação própria.
Confira mais informações sobre a Sóquindins no Guia Prêmio Bom Gourmet.
Feelfree Bolos e Delícias

O Feel Free Bolos e Delícias sempre teve o interesse pelo elaborado a mão, por desenvolver sabores a partir de receitas exclusivas e sem conservantes artificiais, com um portifólio original para todos os momentos de celebração, sendo especialistas em Bolos sem Glúten.
Confira as especialidades da casa, indicada duas vezes na categoria Martha Rocha, no Guia Prêmio Bom Gourmet.
Chiffon Cake

Indicado por duas vezes consecutivas nas categorias Martha Rocha e Coxinha do Prêmio Bom Gourmet, a Chiffon Cake nasceu em 2011 como a primeira confeitaria do Brasil especializada no bolo chiffon — também conhecido como bolo nuvem, pela sua textura leve e extremamente fofa. Entre as especialidades, estão bolos Chiffons e os salgados com massa de batata salsa, como a coxinha e o bolo Martha Rocha feita com massa chiffon, creme de ovos, suspiros , geleia de damascos e ameixa,nata batida e estrogonofe de nozes.
Acesse o Guia Prêmio Bom Gourmet e confira.
Kafee-Kantate

A Kaffe Kantate nasceu em 2005 como torrefação e hoje reúne café, vinho e boa gastronomia em um só lugar. Sob o comando do mestre de torra Carlos Eduardo, a casa trabalha com grãos de diferentes regiões do Brasil. No espaço do Juvevê, além dos cafés preparados em diversos métodos, o público encontra vinhos brasileiros e internacionais, além de doces e salgados marcantes, como a tradicional Martha Rocha da dona Leonita, a Torta de Ricota, o Cruffin de Doce de Leite e as empanadas mendocinas.
Acesse o Guia Prêmio Bom Gourmet e confira.