Prêmio Bom Gourmet
Délio Canabrava, da Cantina do Délio, é homenageado pelo Prêmio Bom Gourmet 2024
Todo ano, o Prêmio Bom Gourmet celebra personalidades da gastronomia do Paraná que contribuem de forma indelével para o segmento. São pessoas que respiram cultura gastronômica e disseminam valores e experiências ligadas à arte de preparar pratos e refeições que marcam a vida de tantos outros. Na edição deste ano, em que se completam 150 anos da imigração italiana, o Comitê Bom Gourmet, composto por especialistas e entusiastas do setor, presta uma homenagem ao chef Délio Canabrava.
Agregar, servir e unir as pessoas são as premissas que levaram Délio Canabrava a se apaixonar pela culinária e seguir o caminho de chef. Nascido em Paraíso do Norte, no Paraná, Délio se formou em Desenho Industrial e, em 1997, foi para Londres fazer mestrado na área. Sem saber inglês e precisando juntar dinheiro para custear o curso, começou lavando pratos no restaurante italiano Luigi Malones.
“A primeira coisa que me inspirou a me tornar chef foi a questão familiar, agregar, unir e servir as pessoas. Eu gostava muito de cozinhar e meu chefe logo notou isso. Aos poucos, comecei a lavar legumes e verduras, a fazer molhos e pizza. Foi um crescimento natural,” conta Délio.
Durante o período no exterior, ele conheceu a confeiteira brasileira descendente de italianos Renata Ferian. Depois de concluir o mestrado, Délio e Renata decidiram voltar ao país natal para se dedicar à gastronomia – o que resultou, anos depois, na inauguração da Cantina do Délio, na esquina da Rua Itupava com o Jardim Ambiental.
“Nossa vida na gastronomia começou quando Renata trouxe de Londres, em 2000, a receita da torta Banoffee, e começamos a fazer em casa. O sucesso foi tanto que, em 2007, conseguimos abrir a Cantina do Délio. Esta pequena torta feita em casa financiou nosso sonho de sermos cozinheiros e empresários em Curitiba,” afirma Délio.
A tradição italiana adaptada ao curitibano
Promovendo e honrando a gastronomia italiana, influência inegável em Curitiba devido à imigração italiana ao Brasil, que celebra 150 anos em 2024, a Cantina do Délio conta com um extenso cardápio preparado com ingredientes de qualidade e técnicas autênticas, além dos segredos que só os italianos conhecem.
Ali, Délio buscou consolidar a tradição italiana e, ao mesmo tempo, adaptá-la ao paladar curitibano. “No Brasil, é comum servir carboidratos, saladas e proteínas no mesmo prato. Então, para suprir essa demanda, incorporei essa prática em cerca de 30% dos meus pratos, criando uma espécie de ‘PF italiano’. Embora essa prática não seja típica na Itália, é importante adaptar-se ao local e respeitar o regionalismo presente na culinária,” explica o chef.
Para ele, a adaptação enriquece e diversifica a experiência culinária, mantendo a essência italiana enquanto acolhe a cultura brasileira.
Prova disso é que Délio foi o primeiro brasileiro condecorado com a comenda Chef Patron pela Federazione Italiana Cuochi (FIC), um órgão do governo italiano que reconhece chefs que formam bons cozinheiros de gastronomia italiana.
Entre os muitos cozinheiros que ensinou estão seus três filhos, César, Pedro e Chico. Todos são apaixonados pela gastronomia e já trabalham na área.
Além disso, ele também foi reconhecido como MasterChef de Cozinha Italiana, com 25 anos de experiência nesse ramo.