Prêmio Bom Gourmet
Comitês e categorias especiais do Prêmio Bom Gourmet 2023 destacam inovação e impacto de negócios gastronômicos
Exaltar os destaques contemporâneos da cidade e utilizar a opinião e a vivência de grandes entendedores da gastronomia local para formar o guia mais atualizado de restaurantes, chefs, sommeliers, novidades e muito mais. É isso que os comitês do Prêmio Bom Gourmet buscam realizar em sua 13ª edição, apresentada pela Gold Food Service. Cada vez mais perto de conhecer os campeões do Prêmio, que este ano voltou a elencar os melhores em diferentes categorias, te apresentamos cada um dos comitês de decisão e seus critérios.
“O Prêmio mistura os preferidos dos consumidores em geral, por meio do Sabor Popular [parte do Prêmio formada por indicações e votação do público], com a opinião de especialistas em gastronomia e formadores de opinião, por meio dos Comitês e da etapa Especialidades. Assim, temos o leque mais completo possível de opções em Curitiba e região”, comenta a Head da Pinó Shore, Aline Radominski. Enquanto a votação popular acontece — de 27 de junho e a 11 de julho — os comitês se reúnem para chegar a um veredicto sobre seus campeões.
Todos os campeões, inclusive os do comitês do Prêmio Gourmet, serão conhecidos no dia 28 de agosto, quando é realizada a festa de premiação.
Comitê Bom Gourmet
Busca homenagear e premiar estabelecimentos, pratos, profissionais e iniciativas gastronômicas em sete categorias, tudo isso a partir do voto de jurados reconhecidamente especializados na área. Eles se reúnem para chegar aos nomes dos campeões e campeãs do ano. Em 2023, as categorias são Novidades, Restauranteur, Sommelier, Homenageados de 2023, Para ficar de olhos, Negócio Gastronômico Sustentável e Categoria Erasto Gaertner.
“Queremos colocar nomes de destaque na gastronomia da cidade sob os holofotes. Premiar e destacar aqueles que cumpriram papel importante para o cenário local. Com certeza, vai ser um momento memorável para todos os envolvidos”, diz Caroline Olinda, Head e editora do Bom Gourmet.
Categorias especiais
As duas últimas são novidade no Prêmio. Em parceria com a Composta+ e sentindo a necessidade de exaltar empreendimentos que se preocupam com a sustentabilidade atrelada a suas atividades, a organização vai reunir um grupo especial de jurados para avaliar cases de sustentabilidade em negócios gastronômicos sugeridos pela seccional Paraná da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e pelo Sebrae-PR, formando a categoria Negócio Gastronômico Sustentável. Impacto ambiental, inovação, cultura e facilidade de replicação da ação serão fatores analisados pelo corpo de jurados para chegar ao grande vencedor.
Já a Categoria Erasto Gaertner contou com período preparatório antes da avaliação dos chefs envolvidos. Cozinheiros selecionados da cidade foram convidados a participar de workshop ministrado por especialistas do hospital e, assim, souberam como é pensada a alimentação no local a fim de potencializar nutrientes durante o preparo das refeições. A partir desse aprendizado, estão criando pratos que unem saúde e sabor e será servido a um corpo de jurados.
Os jurados irão avaliar os pratos às escuras - sem saber quem é o chef responsável pelo preparo - para eleger o melhor. Nos critérios de avaliação, não apenas a execução será analisada, mas o cumprimento da proposta de saudabilidade do servido de nutrição do hospital Erasto.
Comitê HAUS Ambientação
Outro dos comitês do Prêmio Bom Gourmet 2023, é o Haus Ambientação. Neste ano, os jurados vão avaliar a proposta de arquitetura e designer dos indicados na categoria Novidades do Comitê Bom Gourmet. Nesta etapa da premiação, um grupo formado por arquitetos e designers vai escolher o grande campeão do ponto de vista da decoração e proposta arquitetônica.
Para chegar ao veredicto, os jurados levarão em consideração a execução da proposta e como o ambiente se propõe a atender ao público em termos de funcionalidade, circulação e estética. Os conceitos de design, arte e arquitetura na concepção dos espaços também serão avaliados pelo juri. Além disso, o diálogo e respeito à arquitetura do imóvel, a utilização adequada de peças de design e de obras de arte, iluminação, layout, conceito e apresentação são outros critérios considerados.
Gastronomia que Transforma
A etapa Sabor Popular também contou com uma nova e especial categoria: a Gastronomia que Transforma, que faz parte da parceria institucional entre o Bom Gouret e o Clube da Alice, maior comunidade virtual de empreendedorismo feminino no Paraná. Integrantes do Clube inscreveram seus negócios na área de alimentação e uma comissão avaliadora selecionou as melhores histórias pensando em inovação, inspiração e impacto econômico e social.
Os cinco estabelecimentos finalistas vão para a fase de votação popular, que acontece de 27 de junho a 11 de julho no site premiobomgourmet.com.br. Assim, o povo é quem vai decidir quem é a grande vencedora dessa categoria!