Bom Gourmet

Produtores da Feira Sabores do Paraná recebem certificados do Prêmio Bom Gourmet

Gabriel Faria
16/10/2025 16:34
Thumbnail

Crédito: Reprodução

Dez pequenos produtores rurais que participaram da Feira Sabores do Paraná, em agosto deste ano, receberam seus certificados do Prêmio Bom Gourmet nesta quinta-feira (16). A entrega das placas aconteceu em evento no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), junto de uma feira que celebra o Dia Mundial da Alimentação.
Foram premiados: Rancho do Mel, de Santa Helena, com o mel no favo; Encantilado, de Manfrinópolis que produz o queijo Pirambeira; a Queijaria Bella Vista, de Ribeirão Claro, que produz queijos maturados; Embutidos Dias e Capellin, de Salgado Filho, com sua copa; Estância Baobá, de Jaguapitã, com sues queijos de leite de vaca e de ovelha; Queijaria Vila Velha, de Ponta Grossa, que produz queijos artesanais; Venturin Apicultura, de União da Vitória, com o melado de bracatinga; Pepita Embutidos, de Medianeira que fabrica salame; Bodega Constantini, de Porto Amazonas, com vinhos e cidras; e Sítio São Luiz, de Tomazina, que produz cafés especiais.
Durante a Feira Sabores do Paraná, jurados do Comitê Bom Gourmet circularam pelo evento e elegeram os dez melhores de 120 expositores. A feira aconteceu no Centro de Eventos Positivo, entre os dias 21 e 24 de agosto.
Para Karolline Marques da Silva, coordenadora do programa de agroindústria do IDR-PR, a premiação é uma forma de conectar os produtores rurais com os consumidores da cidade. "A grande maioria do que a gente consome vem da agricultura familiar. Eventos como este ajudam a aproximar a comunidade, e é muito especial ter o Bom Gourmet ao nosso lado. Faz com que o paranaense conheça estes produtos", diz.
Franciele Rechembach Haselbauer, produtora premiada à frente da queijaria Encantilado, de Manfrinópolis (PR), destaca que o Prêmio serve como oportunidade para apresentar os produtos paranaenses ao mercado da gastronomia.
"A gastronomia valoriza produtos diferenciados como estes. Só que, muitas vezes, estamos tão focados na produção que é difícil chegar ao público. A premiação traz uma valorização importante, e ajuda a dar visibilidade aos produtos", comenta.

Feira do Dia Mundial da Alimentação

Junto da estrega dos prêmios, o saguão do IDR-PR recebeu uma feira que celebra o Dia Mundial da Alimentação. A iniciativa reuniu 19 expositores, que trouxeram produtos como queijos, embutidos, méis, doces e verduras.