Bom Gourmet

Tangerina ponkan do Cerro Azul (PR) ganha selo de Indicação Geográfica do Paraná

Beatriz Ponte
29/07/2025 17:08
Thumbnail

A tangerina ponkan de Cerro Azul se tornou a 21º IG do estado do Paraná. Crédito: Divulgação/Sebrae/PR.

A tangerina ponkan de Cerro Azul, no Vale do Ribeira, no Paraná, conquistou nesta terça-feira (29) o selo de Indicação Geográfica (IG), concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A certificação reconhece produtos com qualidades únicas, vinculadas à sua origem e reputação local.
Considerada a capital nacional da ponkan, Cerro Azul é responsável por 10% da produção da fruta no Brasil e se consolida como o maior produtor no país, de acordo com o INPI. Além disso, dados da prefeitura apontam que a safra da fruta teve um crescimento de 60% em relação a 2024, representando cerca de 25% do PIB municipal. 
A conquista do selo começou a ser desenhada em 2021, com o envolvimento de mais de 130 produtores locais. O processo teve ainda apoio técnico do Sebrae/PR, da Prefeitura de Cerro Azul, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e da Associação Vale da Ponkan.
O trabalho envolveu estudos técnicos, definição de padrões e ações de divulgação que resultaram em reconhecimento local e projeção internacional. A participação na Fruit Attraction, uma das principais feiras do setor de frutas e legumes do mundo, foi uma dessas iniciativas.
Rafael Cropolato, produtor rural e presidente da Associação Vale da Ponkan, do Cerro Azul. Crédito: Divulgação/Sebrae/PR
Rafael Cropolato, produtor rural e presidente da Associação Vale da Ponkan, do Cerro Azul. Crédito: Divulgação/Sebrae/PR
Com produção majoritariamente vinda da agricultura familiar e cultivada sem o uso de agrotóxicos, a tangerina ponkan de Cerro Azul é reconhecida pelo sabor marcante, pela suculência e pelo impacto positivo na vida dos moradores da região. Uma de suas características mais distintas é a coloração mais alaranjada em comparação com a produção de outras regiões, resultado das condições específicas de clima e solo locais.
A tangerina ponkan foi a sétima Identificação Geográfica concedida para o Estado neste ano. Além dela, receberam o selo as broas de centeio de Curitiba, a cracóvia de Prudentópolis, a carne de onça de Curitiba, o café de Mandaguari, o urucum de Paranacity e o queijo colonial do Sudoeste do Paraná.