Plantão
Principais escolas de cozinha no mundo
Principais escolas do mundo
Le Cordon Bleu
A centenária escola francesa está presente nos cinco continentes e em 2016 o Centro de Capacitação do Sindhotéis trouxe professores do Le Cordon Bleu Peru para dar o curso “Cozinhas do Mundo” em Foz do Iguaçu. Confira o site.
Blue Elephant
Especializada em comida tailandesa, a escola começou como um restaurante em 1980 em Bruxelas e atualmente está em sete países. Desde 2000 tem duas escolas em que ensinam cozinha clássica tailandesa, em Bagkok e outra em Phuket. Confira o site.
Universidade de Ciências Gastronômicas (Basque Culinary Center)
O instituto foi criado em 2011 e conta com um conselho de chefs de todo o mundo, em que estão Alex Atala, Gastón Acurio, Ferran Adriá, Massimo Bottura e Joan Roca, o presidente. É a primeira graduação em gastronomia e tem especializações, cursos profissionalizantes e cursos para adolescentes e entusiastas. Confira o site.
Natural Gourmet Institute
A escola foi criada em 1977 e além do curso de cozinha tem intensivos focados em nutrição, agricultura orgânica e oficinas e jantares com diferentes temas. Tem também aulas para quem quer aprender a cozinhar para vegetarianos e alérgicos ao glúten. Confira o site.
Institut Paul Bocuse
O instituto do renomado chef francês tem cursos de formação e especializações para profissionais da cozinha e da hotelaria. Tem também cursos de gestão e intensivos de cozinhas específicas. Confira o site.
Culinary Institute of America
Com três campi nos Estados Unidos e um em Singapura, a escola forma cozinheiros profissionais, cursos de panificação e confeitaria, graduação em gestão, ciência culinária e estudos alimentares aplicados. Confira o site.
Ritz Escoffier – École de Gastronomie Française
Auguste Escoffier foi o pioneiro da cozinha moderna francesa. A escola fica em Paris e tem formação para cozinha francesa avançada, alta gastronomia, pâtisserie, mestrado em gastronomia e também tem o serviço de consultoria. O ensino é bilíngue, em francês e inglês. Confira o site.
Principais escolas do Brasil
Escola da Arte Culinária Laurent
O chef francês radicado no Brasil Laurent Suaudeau ministra cursos modulares de técnicas e ingredientes, tais como sous vide, panificação, massas e risotos, peixes e crustáceos, cozinha francesa contemporânea e tendências. Confira o site.
Senac Águas de São Pedro
O centro universitário fica na cidade paulista de mesmo nome e tem cursos de curta duração, tecnólogo em gastronomia e cursos de pós-graduação em gestão, docência e cozinha avançada. As dependências são no hotel-escola Grande Hotel São Pedro. Confira o site.
Senac Campos do Jordão
O Centro Universitário Senac da cidade de Campos do Jordão tem graduação em tecnólogo em gastronomia, pós-graduação em gastronomia, história e cultura, e cursos livres e de extensão de cozinha étnica, bebidas e sobremesas. Confira o site.
Italian Culinary Institute for Foreigners Brasil
O instituto fica em São Paulo e o Master, seu curso de formação, é realizado na Itália em 180 dias, com aulas de cozinha, confeitaria, sorvetes, panificação, enologia, entre outros. A sede na capital paulistana tem cursos de extensão e qualificação com professores italianos, como o de sorvetes. Confira o site.
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Tem bacharelado em gastronomia com duração de quatro anos, com 30 vagas por semestre. As aulas são nos períodos matutino e vespertino e além das aulas, os alunos prestam estágio supervisionado obrigatório. O ingresso é por vestibular e ENEM. Confira o site.
Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
O campus fica em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, e tem duração de três anos e meio. A formação é em cozinheiro chef internacional e pâtissier. O ingresso é por vestibular semestral, seletivo especial (baseado em notas do Ensino Médio) ou pelo ENEM. Confira o site.
Principais escolas em Curitiba
Espaço Gourmet
O curso Master Chef tem bi-diplomação em parceria com a Culinary Institute of America e dura nove meses (540 horas em Curitiba e 30 horas nos Estados Unidos). A outra opção é o curso modular, com duração de 18 meses e carga horária de 60 horas/aula por módulo. Confira o site.
Universidade Positivo
O curso superior de tecnologia em gastronomia (presencial ou semipresencial) tem duração de dois anos e habilita o aluno a trabalhar com manuseio e produção de alimentos e bebidas, além de gestão de empresas gastronômicas.
IGA
Tem curso de confeitaria profissional, que dura um ano, e o de gastronomia e alta cozinha, com duração de dois anos.
Centro Europeu
Tem cursos de chef de cuisine e restaurateur (duração de um ano), sommelier (duração de seis meses), pâtisserie e boulangerie (duração de seis meses) e também um módulo para leigos, chamado Chef Gourmet (duração de oito meses). Tem especialização em Cozinha Molecular, Gastronomia Italiana e Cuisine Santé (culinária saudável).
Senac
Com um restaurante-escola e um café no Centro da cidade, o Senac em Curitiba oferta cursos de cozinheiro, barista, confeitaria e outros, com duração mais curta, de cozinhas francesa, brasileira, italiana e vegetariana. Confira o site.
OPET
O curso de tecnólogo em gastronomia dura dois anos e tem carga horária de 1.750 horas. O ingresso é por vestibular, com taxa de inscrição gratuita. A prova pode ser agendada para as quintas-feiras às 19h ou aos sábados às 9h. Confira o site.
PUC-PR
O técnologo em gastronomia foi um dos primeiros cursos na área em Curitiba. Dura dois anos e meio, nos períodos vespertino ou noturno. O ingresso é por meio de vestibular anual. Confira o site.