Plantão
Paranaense vence prova de vitela e está no top 10 do MasterChef
O décimo sexto episódio de MasterChef Brasil, exibido na noite de terça-feira (20), teve uma prova a mais do que o normal. Os competidores precisaram preparar vitelona (ou vitela), pratos com ingredientes sul-americanos e um “PF” (prato feito) gourmet, digno de MasterChef. O representante do Paraná, Vitor Bourguignon, se destacou e venceu a primeira prova, garantindo a vaga no top 10 do reality show. A competidora tailandesa Yoku deixou o programa.
Primeira prova desta terça (20)
A disputa começou com uma prova de preparo da vitelona, carne nobre e muito macia. Na competição, os participantes precisaram disputar os cortes que cozinhariam em um leilão. Para cada peça anunciada pela apresentadora Ana Paula Padrão, os concorrentes davam um lance mínimo específico medido em minutos, que eram descontados do tempo total de prova, de uma hora. Os cortes leiloados foram mignon, lagarto, costela, ossobuco, picanha, alcatra, carré e fraldão.
Vitor B. preparou um ossobuco cozido no vinho com especiarias e tomate, prato que foi muito elogiado pelos jurados e garantiu um lugar no mezanino ao participante. “Você surpreendeu hoje”, disse Eric Jacquin ao concorrente. “Foi boa essa vitória para levantar a minha moral e para dizer pra eles ‘eu to aqui’, no top 10”, comemorou Bourguignon. Ana Luiza, Leonardo e Vitor V. também cozinharam bons pratos e se salvaram. Deborah, que normalmente se destaca nas provas, foi bastante criticada pelos jurados. Michele e Valter também receberam comentários negativos.
Segunda prova
Na segunda etapa do programa, os competidores receberam caixas temáticas de diferentes países da América do Sul, cada uma com três ingredientes de um país. A caixa da Argentina, por exemplo, continha vinho tinto, trigo e timo, que é a carne de glândulas bovinas. Mandioca, feijão roxo e banana verde eram os alimentos do Equador. Uma das caixas mais desafiadoras foi a do Paraguai, que possuía caldo de cana, café e araticum.
Por ter vencido a prova, Vitor B. apontou um competidor para começar a escolher as caixas que, por sua vez, escolhia o próximo e assim por diante. Os piores da primeira prova ficaram com as últimas caixas. Os pratos preparados podiam ser doces ou salgados, mas deveriam conter todos os ingredientes da caixa. O tempo de mercado foi de três minutos e o de prova foi de uma hora.
A melhor da prova foi Mirian, que preparou um frango marinado no abacaxi, cacau e urucum com polenta cremosa e repolho refogado. Também subiram para o mezanino Fabrizio, Michele e Valter. Deborah, Aderlize e Yuko foram as piores e disputaram a prova de eliminação.
Prova de eliminação
A prova decisiva do programa foi marcada pela simplicidade. Deborah, Aderlize e Yuko precisaram preparar um “PF”, ou prato feito, com arroz, feijão, farofa e ovo. “Um arroz e feijão MasterChef tem que ter um ponto perfeito e temperos maravilhosos. Vocês têm que trabalhar com a memória afetiva”, recomendou a jurada Paola Carosella. A prova durou uma hora.
Deborah foi a melhor da prova e a decisão dos jurados ficou entre Aderlize e Yuko. A competidora tailandesa havia queimado a primeira panela de feijão, refez o preparo, mas entregou o alimento cru, acompanhado de uma farofa um pouco salgada. Por isso, foi eliminada.