Plantão
Supermercado na Dinamarca vende só alimentos vencidos
Para combater o desperdício de comida, a Dinamarca inaugurou o primeiro supermercado que vende exclusivamente alimentos vencidos. O Wefood abriu as portas em Copenhague na última semana, tem 250 m² e vende desde laticínios a carnes, frutas, vegetais, pães e alimentos congelados que já ultrapassaram a data de validade recomendada nas embalagens. Os preços são entre 30 a 50% mais baixos que em redes tradicionais.
“Todos os dias, mais de 800 milhões de pessoas no mundo vão dormir com fome. Ao mesmo tempo, só na Dinamarca cerca de 700 mil toneladas de alimentos por ano vão para o lixo”, disse à BBC Brasil o dinamarquês Per Bjerre, da Folkekirkens Nødhjælp, a ONG responsável pelo supermercado. A cerimônia de inauguração contou também com a presença da princesa Marie e da ministra do Meio Ambiente e Alimentação, Eva Kjer Hansen.
Embora os preços sejam bem mais em conta, não se trata de um “supermercado social” destinado a pessoas de baixa renda. “Os clientes são de várias camadas da sociedade e têm em comum o desejo de comprar produtos a preços substancialmente menores e combater o desperdício de alimentos. Além, talvez, do desejo de lutar contra a pobreza, que está entre os motivos da abertura do Wefood”, explica o promotor da iniciativa.
A ideia surgiu da ONG dinamarquesa que durante um ano negociou com o governo do país uma mudança na legislação que permitisse a venda de comida que passou do prazo de validade. O projeto saiu do papel graças ao crowdfunding, um financiamento coletivo na internet que arrecadou 145 mil dólares (cerca de R$ 570 mil).
Para suprir as prateleiras, o Wefood opera em cooperação com duas das maiores cadeias dinamarquesas de supermercado, a Føtex e a Danske Supermarked, além de mercados locais, e busca novos fornecedores. Os funcionários do supermercado trabalham de forma voluntária e os lucros serão destinados a projetos de combate à pobreza em África e Ásia.
“Quando há frutas já em vias de apodrecer em uma caixa, é mais barato para os supermercados jogar toda a caixa fora, em vez de gastar tempo selecionando as frutas boas e ruins. Mas os voluntários do WeFood fazem esse trabalho com prazer”, explica Bjerre.
Redução do desperdício
O Wefood é só a última iniciativa da Dinamarca para combater o desperdício de comida. De acordo com a BBC Brasil, nos últimos cinco anos, o país reduziu em 25% o montante de comida jogada no lixo graças a campanhas de conscientização dos consumidores e palestras em escolas para estimular a compra e o consumo de produtos com datas de vencimento prestes a expirar.