Plantão
Starbucks vende mil copos de pata de gato em menos de um segundo
A rede norte-americana de cafeterias Starbucks se envolveu em uma polêmica inesperada durante uma ação de marketing na China. A marca colocou à venda uma edição limitada de mil copos de vidro no formato de uma pata de gato, mas elas duraram menos de um segundo nas lojas físicas e online. Tamanha procura desapontou os consumidores que não conseguiram comprar a tempo, e levantaram dúvidas sobre a expansão da Starbucks no país.
A polêmica se deu por conta da logística da ação. Segundo reportou a CNN, surgiram vídeos de pessoas brigando nas lojas da rede para comprar os copos. A marca foi acusada de promover uma espécie de ‘marketing de fome’, um termo chinês que se refere à limitação deliberada de um produto para aumentar drasticamente a demanda.
Os copos vendidos a 199 yuans cada (R$ 112) se tornaram tão populares que os internautas chineses e a mídia estatal começaram a especular se a ação era legalmente válida. Em um post nas redes sociais, a empresa negou as alegações e disse que venderia mais três mil unidades na sexta-feira passada através de sua loja virtual com a gigante Alibaba. No entanto, o Bom Gourmet não encontrou as ‘Cat paw cup’ no aplicativo, apenas versões semelhantes sem a marca da cafeteria.
>> Leia também: Nestlé vende cápsulas de café Starbucks nos supermercados
Veja imagens da polêmica:
Marketing duvidoso
A China é o segundo maior mercado da Starbucks depois dos Estados Unidos. A marca pretende abrir milhares de lojas em todo o país nos próximos anos, concorrendo diretamente com a rede local Luckin Coffee, que vem crescendo rapidamente ao vender cafés por um aplicativo.
A Starbucks também entrou neste mercado, entregando cafés em domicílio e vendendo vouchers de bebidas como presente em uma única plataforma.