Plantão
Que prato você faria em 10 minutos? Saiba como foi a prova de eliminação do Master Chefs
Filé de cordeiro sobre cama de maçã e couve-flor grelhada, cordeiro grelhado com purê de inhame e couve-flor e lombo de cordeiro com três texturas de couve-flor. Parecem pratos de um renomado restaurante. Mas, e se eles tivessem sido preparados em apenas dez minutos? Esse foi o auge da pressão vivida por três competidores do MasterChef Profissionais – Izabela, Rodrigo e Ricardo –, exibido nesta terça-feira (dia 11).
O eliminado foi Ricardo que, ao preparar o prato, não se atentou ao tempo e serviu uma carne crua que, segundo Fogaça, não tinha como comer.
Mas, antes de toda essa pressão, os 11 participantes tiveram que reproduzir um prato do restaurante Tête à Tête, que recebeu uma estrela no Guia Michelin 2016, apenas com a observação e o paladar. Paola Carossella avaliou a prova como a mais difícil de todos o tempos. Os chefs Gabriel Matteuzzi e Guilherme Vinha mostraram como preparar o arroz de bacalhau. A receita até parecia simples, mas usava, por exemplo, o pil pil, uma emulsão feita com a gelatina que o bacalhau solta no cozimento.
Ivo Lopes e Dayse Paparoto, que inclusive já havia trabalhado com Ivo, fizeram os pratos que mais se aproximaram do apresentado e subiram ao mezanino. Entre os melhores restantes – Pryscilla, Ricardo, Dario e Luiz Filipe – o último subiu também ao mezanino.
As provas seguintes foram de pressão extrema. Na primeira prova eliminatória eles tiveram que fazer preparações em 20 minutos. Para isso, ganharam uma cesta com ovo, champignon, lula, limão siciliano, tomate, brotos e bok choy (acelga japonesa). Teve de tudo. Candidatos que preparam ovo mexido e mel com lula, pratos sem personalidade e tempero, preparações confusas, mas também, coerências de sabores e texturas e personalidade.
Pryscilla, João e Dário se deram melhor e subiram ao mezanino.
A segunda prova de pressão envolvia preparar um prato em 15 minutos e – surpresa! – com os mesmos ingredientes da prova anterior. Izabela repetiu o mesmo prato da prova anterior, tentando consertar os erros (o que não deu certo), Rodrigo fez um prato diferente, mas pecou pela falta de identidade e Ricardo usou mel, o que, segundo os jurados, deu uma atrapalhada.
Desta vez, Fádia (que preparou uma lula filetada e limão selado) e Marcelo (que fez uma lula salteada na manteiga e shoyu com chips de alho) se sobressaíram. No próximo episódio, os participantes irão enfrentar uma prova em equipe.