Plantão
Prova de eliminação do Masterchef “não foi sopa”
Para derrubar o trocadilho que fazer determinada coisa “é sopa”, os concorrentes do MasterChef Brasil 2019 tiveram que fazer uma sopa na prova de eliminação do episódio exibido neste domingo, na Band. Quem se deu mal na primeira prova e em dois minidesafios, teve que preparar uma sopa marroquina harira, ou o italiano minestrone, ou as francesas vichyssoise e sopa de cebola e ou ainda uma canja de galinha.
Fernando, que foi bem na primeira prova, escolheu uma sopa para cada concorrente: à André coube a de cebola; Lorena, canja; Helton, vichyssoise; Haila, minestrone e Janaína, a harira. Helton se desesperou porque não fazia ideia do que era uma vichyssoise, sopa francesa que tem como base batata e alho poró.
A jurada Paola Carosella considerou a harira a sopa mais difícil. “Tem grão de bico, que não cozinha rápido, e temperos não conhecidos”, disse. Erick Jacquin lembrou que a sopa mais difícil de se fazer é a double consomè (que não estava na prova), com carne, legumes e clara de ovo e que fica pronta em três dias.
Quem melhor se saiu nessa prova foi Lorena, com uma canja. Os piores foram Haila e Helton, que na avaliação dos jurados não fizeram as provas pedidas. “Foi uma somatória de defeitos graves. Me dói horrores porque os mais jovens estão aqui”, afirmou Paola, visivelmente emocionada. “A decisão não foi unânime. E quem sai foi quem fez o pior prato. Helton”, completou.
Menu completo
Na primeira prova, duas equipes tiveram que cozinhar um menu completo (entrada, prato principal e sobremesa) para 50 convidados que assistiam o filme O Cangaceiro na Cinemateca. Os ingredientes usados tinham que ser nordestinos, como carne de sol e sapoti.
A equipe vencedora foi a azul (34 votos contra 16). Os vencedores (Fernando, Weverton, Eduardo M., Ecatharine, Juliana N. e André) serviram caldo de mocotó com linguiça e torradinha com limão; carne de sol com manteiga de garrafa, purê de abobora, mandioca frita, vinagrete de pimenta e farofa de castanha e como sobremesa, sablé, creme de confeiteiro com licor de cacau, coulis de umbu e coulis de seriguela.
Os perdedores dessa prova tiveram que passar por duas miniprovas. Na primeira, eles tiveram que mostrar que conheciam 15 facas e seus usos em itens como cebola, queijo, pastrami, tomate, nabo, rabada, camarão, abóbora e até um bolo de aniversário. André errou e foi direto para eliminação. Na outra miniprova eles tiveram que abrir ostras em até três minutos. Juliana N. ganhou e escapou.
VEJA TAMBÉM: