Plantão
Após três anos, bartender Diego Bastos anuncia sua saída do Officina Restô Bar
Foi com uma postagem em rede social que o bartender Diego Bastos anunciou sua saída do Officina Restô Bar. O anúncio foi feito dois meses depois de o restaurante completar três anos. Diego integra a equipe desde o começo do Officina e a imagem do restaurante e do bartender andavam juntas. Durante os três anos no balcão, o Officina venceu duas edições da categoria Drink (2016 e 2017) do Prêmio Bom Gourmet. Diego comanda o balcão até o mês de abril.
O bartender deixa o Officina por causa de um novo projeto, ainda mantido em segredo. “É realmente o fim de um ciclo. Estou buscando novos desafios e o novo projeto é uma coisa grande, que já vai começar com uma grande ambição, elevando o nível de coquetéis e de atendimento”, adianta.
Na postagem, Diego se despede dizendo que apostou todas as fichas no Officina, como se fosse um sonho, e que o bar o fez o profissional que é hoje. “Acreditaram em mim, não me questionavam se tudo que fazia não era mirabolante demais, apesar de que no começo a Olivia [Brenner, sócia do Officina] não acreditava que aqueles coquetéis amargos dariam certo — a ironia é que hoje ela toma mais negroni do que muita gente entendida por aí”.
A conversa com o novo projeto começou em meados de novembro do ano passado, quando ele conheceu mais sobre a proposta. Embora não possa dar mais detalhes, Diego diz que não sairia do Officina se não fosse para algo certeiro e maior: “logo eu já contei para a Cris [Cristiana Brenner, sócia do Officina], e ela teve uma reação tranquila, mas apreensiva, me pedindo para pensar bem”.
Desde 2014 Diego participa de competições internacionais, como o World Class Competition, tida como uma das principais da coquetelaria. Nos últimos três anos à frente do balcão do Officina, Diego Bastos recebeu diversos prêmios, entre eles o do Bom Gourmet nos anos de 2016 e 2017 com os drinks Botânica e Rosé Quartz G&T, respectivamente.
Diego trabalha com coquetelaria há dez anos e antes de virar “a cara” do Officina Restô Bar, passou pelo bar de um cruzeiro, pelo bar Aurora, pelos restaurantes La Varenne e Alessandro & Frederico, entre outros. No Officina, criou toda a carta de drinks, com coqueteis autorais e releituras de clássicos.
Em meados de novembro, quando o Officina completou três anos, Diego elaborou 17 novos drinks para a comemoração e a chegada do verão. Estes coquetéis ele segue preparando até o mês de abril, quando promete dar mais detalhes sobre o novo bar em que atuará.
As proprietárias do Officina, Cristiana e Olívia Brenner, foram procuradas pela reportagem do Bom Gourmet, mas não quiseram comentar a saída do bartender neste momento. Por ora, ainda não se sabe quem assumirá o cargo dele.
***