Plantão
Em prova complexa, MasterChefs criam pratos que misturam peixes e carnes
Surf’n’turf, ou seja combinar carne e peixe no mesmo prato. Esta foi a prova de eliminação do episódio do reality MasterChef desta terça (25). Combinar proteínas do mar e da terra foi a escolha dos jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin para a prova de eliminação. Mas, além de exigir percepção e conhecimento, a prova ainda teve outra surpresa: para ter as proteínas, os participantes precisavam disputá-las em um leilão. A moeda de troca era o tempo.
Ou seja, ao participarem do primeiro leilão, proteínas do mar, os participantes davam lance com o tempo que iriam descontar dos 60 minutos que teriam para preparar o prato. Mas, o lance do primeiro leilão ainda foi somado ao lance do segundo leilão, as proteínas de carne. Complexa, a prova teve destaques. Rafael foi bem e subiu ao mezanino. Outro destaque foi Heaven, que trabalhou o surf’n’turf com lagosta e morcilla. Thales, Manoela e Daniel ficaram na média, deixando Roberta e Paulo para as considerações dos jurados. Na prova, Paulo não resistiu e foi eliminado.
A indecisão novamente foi inimiga do alagoano que deixou suas escolhas para as apostas finais dos leilões e ficou com as proteínas mexilhão e ojo de bije. “Eu investi no mexilhão porque achava que dava para fazer alguma coisa legal com ele, mesmo perdendo 30 minutos. Quando peguei o mexilhão, estava pensando em fazer alguma coisa fria. Tanto é que, por isso, o tempo não iria me fazer falta“, completou Paulo. Mas fez.
Apesar de entregar no prazo, os jurados ao experimentarem o prato criticaram por estar frio. “Mas só do tempo de eu terminar o prato e os jurados provarem, estava tudo frio e eles provaram outro prato. Diferente do que eu tinha experimentado, sabe? Eu provei tudo e eu estava muito satisfeito com meu prato, estava gostoso. Porém, o prato mudou totalmente porque ele esfriou muito rápido, antes dos chefs provarem. Se eu pudesse voltar no tempo, eu teria feito a mesma coisa, mas teria caprichado mais“, confirmou.
As escolhas no leilão
“Nunca tenho tempo suficiente para apresentar o que eu quero”, disse Heaven sobre o tempo ser a moeda de troca no leilão. Nas regras, quem ficasse com o último ingrediente do leilão perdia 30 minutos. Além dessa condição, também Daniel, Rafael e Thales não puderam participar dos três primeiros lances do primeiro leilão. O lance inicial na proteína do mar, a lagosta, foi de sete minutos. Porém, na disputa, Heaven levou a lagosta por 21 minutos. Nos demais lances, Manoela ficou com o polvo; Roberta ficou com a ostra; Marcela, a vieira; Rafael escolheu a lula; Paulo levou o mexilhão; Daniel ficou com o camarão; e Thales terminou com o vôngole.
Nas disputas da carne, Thales escolheu o magret de pato; Roberta, o foie gras; Rafael levou a bisteca de porco; Daniel, o filé de vitela; a Heaven preferiu a morcilla; Marcela, a sobrecoxa de frango; o Paulo ficou com o ojo de bife; e Manoel, o filé mignon.
Caixa surpresa
A primeira prova da noite foi com a Caixa Misteriosa Indígena que levou os participantes às origens das comidas brasileiras. As expressões dos chefs eram, na sua maioria, de perplexidade por não reconhecer muitos dos ingredientes. Eram eles: castanha do pará, mandioca, xarope de guaraná, cupuaçu, jabuticaba, polpa de açaí, carré de queixada, mix de pimentas, cogumelos, formiga saúva, palmito, taioba, cará, polpa de cajá, farinha d’água e folha de bananeira. “As caras são um pouco assustadoras”, afirmou Paola Carosella diante dos chefs e suas caixas. “Não trouxemos peixe, porque é muito comum em outras provas. Queremos puxar outras receitas de vocês”, confirmou a jurada.
Ao escolherem ingredientes da cultura dos povos indígenas brasileiros antes da colonização pelos portugueses, os jurados propuseram aos participantes um resgate do sabor do povo nativo. “Os primeiros habitantes do Brasil estavam acostumados a comer o que a natureza oferecia. A prova de hoje é resgatar o sabor deste povo nativo, do que ele colocavam dentro das suas cumbucas”, explicou Erick Jacquin. O destaques da primeira prova foram Adriana, André e Willin que foram elogiados pelos jurados e puderam subir ao mezanino e não participar da prova de eliminação.
LEIA MAIS