Plantão
No Kitchen Nightmares Brasil, Jacquin vai salvar restaurantes da falência
Depois de fazer sucesso como jurado no MasterChef Brasil, o chef francês Erick Jacquin comanda o programa Pesadelo na Cozinha, versão brasileira do formato britânico “Kitchen Nightmares”, estrelado pelo temido Gordon Ramsey e exibido em mais de dez países. O programa estreia na quinta-feira, 26 de janeiro, às 22h30, na Band e também será exibido aos domingos, a partir das 20h05, no Discovery Home & Health, com reapresentações às sextas-feiras às 23h10.
Assim como na versão original, Erick Jacquin vai “salvar” 13 restaurantes que estão à beira da falência, encontrando falhas e possíveis soluções para que os empreendimentos voltem a dar lucro. “O principal problema na maioria dos restaurantes é a desorganização. Muitas coisas fogem do controle do gerente, o que acaba refletindo no baixo movimento”, explica Jacquin, que já sofreu na pele as mesmas dificuldades enfrentadas pelos restaurantes do programa quando comandou o premiado restaurante francês La Brasserie, em São Paulo, que fechou.
“Quem passou por um problema assim sabe como é. Eu já passei e dei a volta por cima. Nunca fechei um restaurante por falta de qualidade, mas sim por problemas financeiros. Quem passa por esse problema pode ajudar os outros, quem não sabe, não pode”, acrescenta o chef.
Leia também:
O programa
No início de cada episódio, o programa faz um panorama do estabelecimento, destacando seus principais problemas. Em seguida, Erick Jacquin se reúne com o dono do restaurante para entender melhor os pontos que estão contribuindo para o declínio do negócio. O chef analisa a qualidade dos pratos e observa o serviço oferecido aos clientes.
No interior da cozinha, Jacquin confere o desempenho e o entrosamento dos profissionais. É nesse estágio que os conflitos com o dono começam a aparecer, já que são trazidos à tona problemas como a falta de organização e processos ineficientes. “Cada restaurante é uma história diferente. Eu já chorei, já dei risada e até vomitei por causa de tanta sujeira. Durante as gravações, encontrei uma coisa que nunca tinha visto em um restaurante: um rato. Aí não dá”, revela o chef.
Depois de analisar todos os pontos que precisam ser melhorados, é hora de arregaçar as mangas e colocar em prática as soluções propostas pelo chef. As mudanças são radicais: desde a renovação completa de um cardápio até uma reforma do estabelecimento. Com todas as sugestões colocadas em prática, o chef acompanha a reabertura do restaurante, conferindo o serviço na cozinha e no salão.