Plantão
MB Mercearia Brasileira fecha as portas
O MB Mercearia Brasileira fechou as portas. O empreendimento era comandado pela chef Manu Buffara, do Restaurante Manu, e pelo chef Rodrigo Martins, ex-chef executivo do Grupo Vino! e proprietário do Meatpack House. Em janeiro completaria dois anos de vida. Há 15 dias está vazio com um cartaz de ‘vende-se’ na fachada, colocando o ponto e as instalações à disposição de interessados.
“Meus sócios no MB haviam aberto o Meat Pack House e para mim ficou inviável lidar com os dois empreendimentos (Manu e MB) porque não sou empresária. Quis focar na cozinha, ficar mais presente no restaurante Manu, ter tempo para visitar meus fornecedores” disse a chef Manu Buffara à reportagem por telefone.
No primeiro ano após a inauguração, o MB passou por algumas mudanças, até que em fevereiro de 2015 se tornou também um empório. Além de vender produtos alimentícios, oferecia uma refeição mais “rústica”. Ou seja, pratos do dia a dia a preços acessíveis, mas com a assinatura dos premiados chefs.
Apesar da mudança no MB, Manu garante que a casa que a consagrou no Brasil, o Restaurante Manu, continua funcionando normalmente (Al. Dom Pedro II, 317), de terça a sábado.
Mudanças
Desde a abertura, há quase dois anos, o MB Mercearia Brasileira mudou seu conceito quatro vezes, sendo a última em julho. A premiada chef começou o restaurante, que chamava 4 Sí Brasserie, ao lado da empresária e sommelière Tháys Ferrão. Por desentendimentos na condução do negócio a sociedade foi desfeita. A casa passou então a se chamar MB Brasserie e o conceito de restaurante brasileiro passou para dining club.
Em fevereiro, Rodrigo Martins assumiu o comando administrativo e a casa mudou o nome para MB Mercearia Brasileira. O conceito voltou ao de restaurante, focado nos ingredientes brasileiros regionais e na venda de produtos locais. Em julho, Manu anunciou que sairia do dia a dia da casa e ficaria apenas como investidora. Rodrigo Martins assumiu toda a administração e elaboração de cardápio.
Procurado pela reportagem, Rodrigo Martins não quis dar entrevista, apenas confirmou o fechamento da casa e por consequência o fim da sociedade da dupla.