Plantão
MasterChef: participante eliminado é convidado para trabalhar com Paola Carosella
O vigésimo episódio da quarta temporada de MasterChef Brasil, exibido na noite desta terça-feira (18), foi marcado por uma caixa misteriosa e réplica de prato de chef francês. Deborah destacou-se na primeira prova e foi a vencedora. Leonardo foi o melhor da segunda prova. Vitor Bourguignon, representante do Paraná, exagerou no purê em uma réplica de prato e deixou o programa.
No entanto, depois da eliminação ouviu da chef Paola que poderia trabalhar no restaurante dela. Agora, restam seis competidores na disputa. “Tem a janela aberta do meu restaurante se você quiser”, ofereceu a argentina. “Eu quero muito. Eu quero com o coração aberto”, aceitou o candidato. Mas a jurada advertiu: “mas você tem que ser sério e responsável, assim como você foi aqui. Não sei se você sabe, mas você mudou muito. Você entrou como um ‘pagodão’, nada contra, e sai daqui com a estirpe de um chef de cozinha, com a presença de um cozinheiro, com respeito à gastronomia”, elogiou Paola.
Primeira prova
Na primeira prova do episódio, os participantes precisaram cozinhar um prato salgado e um doce com ingredientes de uma caixa misteriosa, a última da competição. A caixa continha codorna, abóbora pescoço, coco fresco, figo, creme de leite, amêndoas, mix de ervas frescas, queijo minas meia cura, baunilha, farinha de semolina, erva-doce, mandioca, pimenta fresca, manteiga, ovos e cachaça envelhecida. O tempo de prova foi de 1h15. Os destaques da prova foram Valter e Deborah, que venceu a etapa. Ela preparou codorna com molho de figo e abóbora com amêndoas e, como sobremesa, queijadinha.
Os destaques negativos foram Victor V. e Vitor B., que tentou fazer um nhoque de abóbora, errou e mudou o plano para uma sopa de abóbora. Como sobremesa, entregou ovos nevados com creme inglês de leite de coco. “Não está ruim. O único defeito é que é muito rala, muito aguada”, disse a jurada Paola Carosella. “Com os ingredientes que tinha na caixa, é um desaforo você apresentar isso aqui”, criticou Henrique Fogaça.
Prova de eliminação
O desafio da segunda etapa do programa era replicar um prato do chef francês Emmanuel Bassoleil, do restaurante Skye: o robalo no vapor com creme de champagne e caviar. A prova durou uma hora. Vitor B. e Victor V., por terem sido os piores da primeira prova, tiveram 10 minutos a menos.
Todos foram bem na prova. “Difícil, são muito iguais. Todos eles são capazes e fizeram pratos possíveis de serem servidos em um restaurante”, elogiou o convidado. Pelo equilíbrio do prato, o vencedor da prova foi Leonardo. Michele e Victor V. também se salvaram. O eliminado foi Vitor B., cujo prato tinha dois defeitos: falta de acidez no molho e excesso de purê de inhame. Apesar da eliminação, Vitor arrancou elogios dos jurados. “Eu gosto muito de você, cara. Você está saindo bem”, admitiu Jacquin. “A janela da vida vai estar aí para você”, completou Fogaça.
Próximo episódio
Na próxima semana, os participantes farão uma prova na cozinha de um restaurante estrelado do Guia Michelin. Na segunda prova, o desafio será desossar um pato e servi-lo com guarnição e molho.
Leia mais