Plantão
MasterChef tem prova de eliminação com três rounds e petit gateau
Se uma prova de eliminação já é difícil, imagine uma etapa com três rounds e o pior, dois deles com o calcanhar de Aquiles dos participantes: sobremesas. Depois de cozinhar para 80 músicos e convidados da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, os oito participantes que se deram mal foram para a prova decisiva (Haila, Renan, Natalia, Rodrigo, Marcus, Juliana, Eduardo M. e André).
O ingrediente em comum, prometeram os jurados, era versátil: a farinha. Mas as receitas não eram fáceis: empanada argentina (receita de Paola Carosella), petit gateau (de Erick Jacquin) e suflê de goiabada (de Henrique Fogaça).
A primeira a ser preparada foi a empanada. Mas os participantes derraparam ao deixar pouco tempo para assar, apresentando empanadas cruas. Quem conseguiu se safar foram Eduardo M., Rodrigo, Natalia e Juliana, que subiram ao mezanino.
Os quatro que restaram — Renan, Marcus, Haila, André – tiveram que preparar em seguida o “terror do MasterChef”, nas palavras de Jacquin, um petit gateau. O chef explicou que o bolinho francês leva ovo, manteiga, chocolate e farinha. “Se colocar muita farinha, bolo duro. Sem farinha não segura. O interior tem que derreter”, disse.
Mas, no final, todos conseguiram entregar os petits. Renan, cuja massa passou um pouco do ponto, e Marcus que apresentou desequilíbrio no prato foram para o terceiro round. E tiveram que fazer nada menos do que um suflê.
A prova ficou, nas palavras dos jurados, entre o cauboy e o bad boy. Paola comentou que a prova em si, por causa dos três rounds, foi muito pesada e “o suflê é uma receita difícil de acertar”.
Renan apresentou um suflê mais doce que o ideal e Marcus, mais pesado, o que levou a sua eliminação. A saída foi emocionante. Marcus fez muitos elogios aos jurados.
Finger foods
Na primeira parte do episódio, os 16 cozinheiros enfrentaram outra prova em equipe. Eles tiveram que servir 80 pessoas com três tipos de finger foods (entrada, prato principal e sobremesa) inspirados em comidas de rua do Brasil.
Quem venceu, segundo a votação dos convidados foi a equipe azul – com Juliana N., André, Ecatharine, Weverton, Fernando, Eduardo M., Janaína, Lorena (capitã) – que serviram moqueca de camarão com banana, ragu de rabada com creme de mandioquinha e farofa e cocada com creme de confeiteiro.