Thumbnail

Plantão

MasterChef tem prova de eliminação com três rounds e petit gateau

Priscila Bueno, especial para o Bom Gourmet
29/04/2019 01:07
Se uma prova de eliminação já é difícil, imagine uma etapa com três rounds e o pior, dois deles com o calcanhar de Aquiles dos participantes: sobremesas. Depois de cozinhar para 80 músicos e convidados da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, os oito participantes que se deram mal foram para a prova decisiva (Haila, Renan, Natalia, Rodrigo, Marcus, Juliana, Eduardo M. e André).
O ingrediente em comum, prometeram os jurados, era versátil: a farinha. Mas as receitas não eram fáceis: empanada argentina (receita de Paola Carosella), petit gateau (de Erick Jacquin) e suflê de goiabada (de Henrique Fogaça).
Participantes tiveram que reproduzir a empanada de Paola. Foto: Reprodução Band
Participantes tiveram que reproduzir a empanada de Paola. Foto: Reprodução Band
A primeira a ser preparada foi a empanada. Mas os participantes derraparam ao deixar pouco tempo para assar, apresentando empanadas cruas. Quem conseguiu se safar foram Eduardo M., Rodrigo, Natalia e Juliana, que subiram ao mezanino.
Os quatro que restaram — Renan, Marcus, Haila, André – tiveram que preparar em seguida o “terror do MasterChef”, nas palavras de Jacquin, um petit gateau. O chef explicou que o bolinho francês leva ovo, manteiga, chocolate e farinha. “Se colocar muita farinha, bolo duro. Sem farinha não segura. O interior tem que derreter”, disse.
Mas, no final, todos conseguiram entregar os petits. Renan, cuja massa passou um pouco do ponto, e Marcus que apresentou desequilíbrio no prato foram para o terceiro round. E tiveram que fazer nada menos do que um suflê.
A prova ficou, nas palavras dos jurados, entre o cauboy e o bad boy. Paola comentou que a prova em si, por causa dos três rounds, foi muito pesada e “o suflê é uma receita difícil de acertar”.
Renan apresentou um suflê mais doce que o ideal e Marcus, mais pesado, o que levou a sua eliminação. A saída foi emocionante. Marcus fez muitos elogios aos jurados.

Finger foods

A equipe azul foi quem se deu melhor. Foto: Carlos Reinis/Band/Divulgação
A equipe azul foi quem se deu melhor. Foto: Carlos Reinis/Band/Divulgação
Na primeira parte do episódio, os 16 cozinheiros enfrentaram outra prova em equipe. Eles tiveram que servir 80 pessoas com três tipos de finger foods (entrada, prato principal e sobremesa) inspirados em comidas de rua do Brasil.
Quem venceu, segundo a votação dos convidados foi a equipe azul – com Juliana N., André, Ecatharine, Weverton, Fernando, Eduardo M., Janaína, Lorena (capitã) – que serviram moqueca de camarão com banana, ragu de rabada com creme de mandioquinha e farofa e cocada com creme de confeiteiro.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail